LATINOAMERICANISMO, DECOLONIZAÇÃO E TRANSMODERNIDADE
Resumen
Em um ensaio que levanta sua voz diante de uma considerável "disciplina dos estudos culturais", pelo menos na maneira como sua inscrição estava operando para estudar certas realidades da região da América Latina e do Caribe, Mabel Moraña, pode ressaltar que a validade desta investigação será dada por uma operação analítica que se desdobra em uma estrutura mais ampla e cujas possibilidades são medidas para obter: "Um resumo das transformações pelas quais os campos do trabalho acadêmico e intelectual sofreram particularmente no espaço transnacionalizado do latino-americanismo, como consequência da rearticulação das hegemonias e reconfiguração do conhecimento no contexto da globalidade "(Moraña, 2010: 245). O que Moraña parece sugerir é que, ao articular estudos culturais com o latino-americanismo, podemos alcançar uma certa situação: "Criar outros campos de produção de conhecimento (heterodoxos, rarefeitos, alternativos) não inter, mas interdisciplinares, que permitam interrogar os aspectos sociais, culturais e culturais e texto político de outro partido, produzindo novas questões, novas interseções e novas interpretações "(Moraña, 2010: 240). Já detectando suas possíveis consequências, os possíveis efeitos dessas novas formas diametralmente "outras" para realizar o trabalho acadêmico e de pesquisa, que teriam impacto na atualização de certos estilos um pouco enraizados em nossas comunidades de estudiosos, e eles também podem implementar algumas sequências sobre certos saldos perniciosos que assombram instituições de ensino superior (algumas delas já estão trabalhando em Gordon, (2013: 13-28) e, assim, seguir adiante (em cenários conflitantes, apenas para quebrar pesos de vários tipos) para si mesma outras maneiras possíveis O que com essas transformações já está sendo anunciado, Mabel Moraña, detecta em outro de seus ensaios, prediz suas tendências gerais e propõe que os insurgentes da Universidade tome a forma de um "espaço que produz e reproduz" outros ". conteúdo democratizador emancipatório da fronteira e orientação alternativa "(Moraña, 2014A: 207). Portanto, na seção final deste artigo, sugerimos idéias sobre o assunto. características de uma possível "universidade transmoderna".
Palavras chave: Latino-americanismo, descolonização e transmodernidade.
Latin Americanism, Decolonization and Transmodernity
Abstrac: In an essay that raises its voice in the face of a considerable "discipline of cultural studies", at least to the way in which its inscription was operating to study certain realities in the Latin American and Caribbean region, Mabel Moraña may point out that the validity of this investigation will be given by an analytic operation that unfolds in a broader framework, and whose possibilities are measured to obtain: "An outline of the transformations that the fields of academic and intellectual work have undergone particularly in the transnationalised space of Latin Americanism, as a consequence of the rearticulation of hegemonies and reconfiguration of knowledge in the context of globality" (Moraña, 2010: 245). What Moraña seems to suggest is that by articulating cultural studies with Latin Americanism, we can achieve a certain situation: "Create other fields of knowledge production (heterodox, rarefied, alternative) not inter, but interdisciplinary, that allow to interrogate the social, cultural and political text of another party, producing new questions, new intersections and new interpretations" (Moraña, 2010: 240). Already, and detecting their potential consequences, the possible effects of these new diametrically "other" forms, to carry out the academic work and research work, which would have impact to update certain styles somewhat rooted in our communities of scholars, and they may also implement some sequels about certain pernicious balances that haunt higher education institutions (some of them are already working on Gordon, (2013: 13-28), and thus forward (in conflicting scenarios, just for breaking weights of various kinds) to itself University for other possible ways What with such transformations are already being announced, Mabel Moraña, detects in another of her essays, predicts its general tendencies, and proposes that the University insurgent, and take the form of a "space that produce and reproduce" others, 'frontier' emancipatory democratizing content and alternative orientation "( Moraña, 2014A: 207) Therefore, in the closing section of this paper, we suggest ideas about the characteristics of a possible "transmodern university.
Keywords: Latin Americanism, decolonization and transmodernity