O CORPO ALEGÓRICO DE MAURÍCIO PINA: ARTE CARNAVALESCA NA CENA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • João Gustavo Martins Melo de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho busca lançar luzes sobre as obras com as quais desfila o artista Maurício Pina, destaque de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, cujas criações tornaram-se objetos de apreciação a cada carnaval. Para entrarmos no reino da fantasia do desfilante, traçamos uma breve história de correspondências e heranças de grandes cerimônias oficiais e populares que legaram ao desfile das escolas de samba uma visualidade opulenta em que elementos centrais da narrativa são elevados em triunfo por veículos durante o cortejo na Avenida. Após essa breve digressão, passamos a analisar algumas fantasias apresentadas pelo destaque nos últimos seis carnavais, ressaltando aspectos a partir de textos como “O Corpo Utópico, as Heterotopias”, de Michel Foucault, para falar sobre as máscaras e maquiagens utilizadas pelo artista. Recursos estéticos como bricolagem e mimetismo são trazidos à tona para melhor compreendermos as tramas e peculiaridades presentes no corpo que se faz alegoria na Avenida.  

Palavras-chave: Escolas de samba; Carnaval; Fantasia; Destaques.

ABSTRACT : This paper seeks throw ligths over the costumes with whom presents the artist Maurício Pina, “destaque” of samba schools from Rio de Janeiro and São Paulo whose creations became objects of appreciation every Carnival. To step into the “destaque’s” kingdom of fantasy, we draw a brief history of matches and heritages of great official and popular ceremonies that have bequeathed to samba schools an opulent visuality whereby central elements of narrative are elevated in triumph by vehicles during the parade in Avenue. After this brief tour we analyze fantasies dressed for the “destaque” in the last six carnivais underscoring some aspects starting papers as “The Utopic Body, the Heterotopia”, by Michel Foucault, to talk about the masks and make-ups weared by the artist. Aesthetic resources as bricolage and mimetism are brought to understand better the plots and peculiarities in yhe body that makes itself an allegory in the parade.

Key-words: Samba schools; Carnival; Fantasy; Destaques

Biografia do Autor

João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

João Gustavo Martins Melo de Sousa é doutorando e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Ceará (UFC). Atua como pesquisador do Laboratório da Arte Carnavalesca (LAC/UERJ), sob coordenação do professor Felipe Ferreira, e do Observatório do Carnaval (Museu Nacional/UFRJ). É autor do livro Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca, Rico, 2018, e coautor de As Matriarcas da Avenida: Quatro Grande Escolas que Revolucionaram o Maior Show da Terra, (Org. Fábio Fabato), Novaterra, 2016. Publicou, entre outros artigos, É Garantido, É Caprichoso, É Carnaval: Parintins em Desfile no Carnaval de 1998 do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, Policromias, 2018.

E-mail: gugamelo22@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-11-28