OS TEMAS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Resumen
O contexto escolar leva os professores cada dia mais a buscar inovações para o fazer pedagógico. Os temas transversais surgem com o propósito de levar às escolas a discussão da construção de cidadania com seus alunos, para que estes possam ser capazes de viver e conviver em sociedade. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo investigar se e como os temas transversais estão sendo trabalhados nas aulas dos professores de Língua Inglesa dos anos finais da rede municipal de ensino de Manaus, bem como verificar como os temas transversais estão inseridos na prática docente desses professores de Língua Inglesa e também discutir quais são os possíveis obstáculos e benefícios de se trabalhar esses temas em sala de aula. Esta pesquisa utiliza o estudo de caso (BOGDAN e BIKLEN, 1994; GIL, 2008; YIN, 2001) como metodologia. Ela foi realizada com seis professores que ministram o componente curricular Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. A geração dos dados foi feita por meio de questionários (investigativo e de perfil) e observação das aulas dos participantes da pesquisa. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões de estudos e trabalhos, visando dar prosseguimento a futuras pesquisas sobre o tema.
Palavras-Chave: Transversalidade. Temas transversais. Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ensino fundamental.
Transversal themes in english language class of elementary school: A case study
Abstract: The school context leads teachers every day to look for innovations to the pedagogical doing. The transversal themes arise with the purpose of bringing schools to the discussion of building citizenship with their students, so that they can be able to live in society. Therefore, this work had aims at investigating if the transversal themes have been worked in the English teachers’ classes of the Elementary School at Manaus Municipal Department of Education and how such themes have been taught. As well as, to verify how the transversal theme are inserted in the teaching practice of these English teachers, and also to discuss the possible obstacles and benefits of working on these subjects in the classroom. This research uses the case study (BOGDAN and BIKLEN, 1994; GIL, 2008; YIN, 2001) as methodology and it was fulfilled with six English teachers of Manaus Municipal Department of Education. The data were generated through questionnaires (investigative and profile) and class observation of the research participants. At the end of the work, suggestions are presented for studies and works, aiming to continue future research on the subject. Keywords: Transversality. Transversal Themes. Teaching-learning of English. Elementary School.