UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS ELECTRÓNICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Mário Silva Uacane Universidade Licungo/ Beira/ Moçambique
  • Ana Cristina Pego Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - FCSH Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Existe a necessidade de interligar o ensino de geografia com o uso de tecnológicas, por se considerar que existe uma ligação entre a ciência geográfica e o saber digital. Constitui objectivo deste artigo analisar o grau da utilização de tecnologias electrónicas nos processos de ensino e aprendizagem da Geografia em Moçambique, a partir de três universidades a funcionar na cidade da Beira. Na revisão bibliográfica foram utilizadas fontes secundárias para o enquadramento teórico. O estudo foi direccionado à UP, UCM e ISCED, como instituições do ensino superior que leccionam cursos de geografia ou conteúdos de ciências geográficas, ao nível de graduação, na cidade da Beira, tendo sido aplicado um questionário aos professores e alunos. Nas instituições foram analisadas a utilização de software e plataformas tecnológicas nos processos de ensino/aprendizagem em geografia. Apesar das diversas dificuldades quanto ao uso das tecnologias e sistemas de informação, em Moçambique, o estudo demonstrou que existe uma grande versatilidade na aprendizagem quanto à utilização de software e plataformas eletrónicas, tanto para os alunos como para os docentes.

Palavras-chave: Geografia, tecnologias electrónicas,  Ensino, aprendizagem

Abstract : There is a need to link the teaching of geography with the use of technology, because it is considered that there is a link between geographic science and digital knowledge. The objective of this article is to analyze the degree of use of electronic technologies in the teaching and learning processes of Geography in Mozambique, from three universities operating in the city of Beira. In the literature review secondary sources were used for the theoretical framework. The study was directed to the UP, UCM and ISCED, as institutions of higher education that teach geography courses or content of geographic sciences, at the undergraduate level, in the city of Beira, and a questionnaire was applied to teachers and students. In the institutions we analyzed the use of software and technological platforms in the processes of teaching / learning in geography. Despite the various difficulties in the use of information technology and systems in Mozambique, the study demonstrated that there is great versatility in learning about the use of software and electronic platforms for both students and teachers.

Keywords: Geography, electronic technologies, Teaching, learning

Biografia do Autor

Mário Silva Uacane, Universidade Licungo/ Beira/ Moçambique

Departamento de Ciências da Terra e Ambiente

Ana Cristina Pego, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - FCSH Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Economia, MBA, Doutoranda em Geografia e Planeamento Regional, 

CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - FCSH Universidade Nova de Lisboa  Avenida de Berna 26-C, 1069-061 Lisboa, PORTUGAL

Downloads

Publicado

2019-11-28