JOGOS SWF-FLASH NOS LAPTOPS DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA) NO MUNICIPIO DE SANTARÉM, PA, BRASIL

Autores/as

  • Alexandre Da Silva Aquino Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • Eliane Cristina Flexa Duarte Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Resumen

Este estudo descreve o processo de disponibilização e utilização de um novo repositório de jogos offline no formato Shockwave Flash File (SWF) nos laptops do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), programa criado pelo governo federal cujo objetivo principal é a inclusão digital em todo país por meio da distribuição de um computador portátil (laptop) para alunos da educação básica em escolas públicas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública da rede municipal de ensino em Santarém, município do Pará, Brasil. O objetivo principal deste artigo é verificar a importância dos jogos offline no processo ensino aprendizagem. Neste estudo optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Como parte da metodologia deste estudo selecionamos um jogo relativo à disciplina de matemática denominado Math basketball, aplicado para uma amostra de alunos do 5º ano, que aborda as quatro operações matemáticas. Os jogos inseridos nos laptops são fornecidos pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) atuante como órgão gerenciador dos laboratórios no município de Santarém, no estado do Pará. Os resultados apresentados demostram a importância da utilização e diversificação dos softwares off-line no ensino da escola pesquisada.

 

Palavras-chave: PROUCA. Jogos Educacionais. Computador. Ensino.

 

ABSTRACT: This study describes the process availability and use of a new repository of games offline in the format Shockwave Flash (SWF) repository for One Computer Per Student (PROUCA), a program created by the federal government, whose main objective is digital inclusion throughout the country through the distribution of a portable computer (laptop) to students of basic education in public schools. The research was carried out in a public school of the municipal education network in Santarém, in the municipality of Pará, Brazil. The main objective of this article is to verify the importance of offline games in the learning teaching process. In this study we opted for a qualitative and exploratory research. As part of the methodology of this study we selected a game related to the mathematics discipline called Math basketball, applied to a sample of 5th year students, which covers the four mathematical operations. The games inserted in the laptops are provided by the Municipal Technological Nucleus (NTM), which acts as the manager of the laboratories in the municipality of Santarém, in the state of Pará. The results show the importance of the use and diversification of offline software in the teaching of the researched school .

 

KeywordS: PROUCA. Educational Games. Computer. Teaching.

 

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Publicado

2019-07-01