FORMAÇÃO DOCENTE: ATRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DO PROFESSOR

Autores

  • Neila Gonçalves Vinente Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Eliane Regina Martins Batista Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

O presente artigo aborda a “Formação Docente: atribuições e implicações na prática do professor”, faz parte de uma dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM/IEAA. Têm como finalidade discutir acerca da formação inicial e continuada, traçando um breve panorama do percurso da formação mediante as políticas públicas enfatizando os entraves e conquista da valorização profissional, bem como, o apontamento dos possíveis desafios e anseios que permeiam a prática dos educadores. A formação docente perpassou por grandes transformações ao longo de sua trajetória, até a sua acepção na lei. Com passar dos anos foram instituídas novas propostas, Leis e programas para promover a formação inicial e continuada dos professores, visando contribui com prática em sala de aula e o processo de ensino, buscando atender as lacunas existentes no País. Este estudo partiu de pesquisa de cunho bibliográfico pautando-se em autores conceituados na área, como, Antunes (2004), Gatti; Barreto; André (2011), Freire (1987), Oliveira (2013), Gadotti (2003) Tardif; Lessard (2011), Marques (2003), e nos documentos de fonte primária e secundária, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/1996), UNESCO; OREALC (2008), UNESCO (2008), Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) com intuito de debater acerca da temática em questão. Diante do estudo realizado, foi possível constatar que a conquista da formação docente garantida por lei foi um grande avanço, no entanto, é preciso que esta seja de qualidade social e busque promover uma formação em sua totalidade e contextualizada.

 

Palavras chave: Formação Docente. Políticas Públicas. Educação.

 

RESUMEN: Lo presente artigo aborda la “Formación docente: atribuciones e implicaciones en la práctica del profesor” faz parte de uno trabajo de maestría en Enseñanza de Ciencias y Humanidades, Universidad Federal Del Amazonas – UFAM/IEAA. Tiene como finalidad discutir acerca de la formación inicial y continuada trazando un breve panorama del proceso de la formación mediante las políticas públicas enfatizando los entrabes y conquistas de la valorización profesional, bien como, lo apuntamiento de los posibles retos y necesidades que permean la práctica de los educadores. Destinada a discutir la formación inicial y permanente, trazar un breve resumen del curso de capacitación haciendo hincapié en las barreras de política pública y conquista de valoración profesional, así como el nombramiento de los posibles desafíos y angustias que permean los educadores de la práctica. Profesorado para grandes transformaciones arquitectos a lo largo de su trayectoria, hasta su significado en derecho. Con el paso del años nuevas propuestas han sido impuestas, leyes y programas para promover la inicial y continua de los docentes, con el objetivo de contribuir con la práctica en el aula y el proceso de enseñanza, tratando de cubrir las lagunas existentes en el país. Este estudio de investigación izquierda Cala base bibliográfica en respetados autores en el campo, como, Ag (2004), Gatti; Barreto; André (2011), Freire (1987), Oliveira (2013), Tardif Gadotti (2003); Lessard (2011), Marques (2003) y documentos de fuente primaria y secundaria, la ley de directrices y Bases (ley 9394/1996), la UNESCO; OREALC (2008), la UNESCO (2008), plan nacional de Educación (Ley Nº 13.005, de 25 de junio de 2014) para discutir sobre el tema en cuestión. Antes del estudio, se encontró que la conquista de los docentes garantizada por la ley fue un gran avance, sin embargo, esto es de calidad social y tratan de promover la formación en su totalidad y contextualizados.

 

Palabras clave: formación docente. Políticas públicas. Educación.

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Publicado

2019-06-30