“TRÊS RAÇAS” E UM BOI-BUMBÁ PARA DUAS: REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DO PROTAGONISMO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS
Resumen
O artigo visa discutir a ausência do protagonismo negro no Festival Folclórico de Parintins, apesar de ser o Brasil o país da suposta “democracia racial”. Para tanto, esboça-se uma discussão acerca da invisibilidade negra na Amazônia e, por consequência, na festa popular, por intermédio de revisão bibliográfica. A seguir, explana-se sobre a importância da cultura popular enquanto instrumento educativo e de sua potência para dar visibilidade a populações historicamente excluídas, como a negra. Entre o fazer e o não fazer, posiciona-se aqui pela primeira opção, finalizando-se a discussão com algumas possibilidades para o Festival. Tal caminho proporcionou a conclusão de que o folguedo parintinense tem um papel significativo, por ser o maior do Norte e por sua veiculação em diferentes mídias, em visibilizar a rica cultura afro-brasileira, dando protagonismo a esta discussão em suas três noites de festa. Afinal, enquanto cultura popular, seu poder de diálogo com o povo é imensurável.
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira; Cultura popular; Festival Folclórico de Parintins; Educação.
"THREE RACES" AND A BOI-BUMBÁ FOR TWO: REFLECTIONS ABOUT THE NEED OF THE PROTAGONISM OF AFRO-BRAZILIAN CULTURE IN THE FOLKLORIC FESTIVAL OF PARINTINS
Abstract: The article aims to discuss the absence of black protagonism in the Folklore Festival of Parintins, despite Brazil being the country of the supposed "racial democracy". For that, a discussion about the black invisibility in the Amazon and, consequently, in the popular celebration is outlined, through bibliographic review. The following is an explanation of the importance of popular culture as an educational tool and its power to give visibility to historically excluded populations, such as the black population. Between doing and not doing, it is positioned here by the first option, finalizing the discussion with some possibilities for the Festival. This path has led to the conclusion that the “parintinense folguedo” (Parintins Festival) has a significant role, as it is the largest in the North and because of its use in different media, to make the rich Afro-Brazilian culture visible, giving prominence to this discussion in its three nights of celebration. After all, as a popular culture, its power of dialogue with the people is immeasurable.
Keywords: Afro-Brazilian culture; Popular culture; Folklore Festival of Parintins; Education.