CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
ENFRENTANDO AS VICISSITUDES ACTUAIS, GARANTINDO A SOBREVIVÊNCIA DA SOCIEDADE MOÇAMBICANA
Palabras clave:
Desenho do currículo, educação para a cidadania, pilares da educaçãoResumen
No artigo cujo tema é Currículo do Ensino Básico e Educação para a cidadania: enfrentando as vicissitudes actuais, garantindo a sobrevivência da sociedade da sociedade moçambicana, propõe-se discutir as condições (des)favoráveis à formação da cidadania. Parte-se do Plano curricular do Ensino Básico e dos quatro pilares propostos pela UNESCO (1996) para analisar as práticas dos professores reflectidas nas (im)possibilidades de adoptar uma abordagem metodológica adequada ao desenvolvimento da consciência cidadã. Os mapas conceituais das diferentes disciplinas, bem como dos temas transversais propostos no Plano Curricular sugerem que a realidade vivida e experimentada pelos alunos seja tomada para tarefas de reflexão com vista ao desenvolvimento da “consciencialização metacognitiva”, que resulta na “perspicácia na resolução de problemas”. A metodologia (qualitativa) usada permitiu trabalhar o conteúdo dos documentos (análise do conteúdo) e analisar a literatura relevante sobre a matéria de cidadania. A fase da discussão explora as teorias que fundamentam a construção da cidadania e os pilares que representam a dimensão da formação do cidadão. E isso é confrontado com o contexto moçambicano em que a pertinência de formação de cidadania mostra-se relevante para fazer face aos cenários que perigam o desenvolvimento, e só a cidadania efectiva e responsável pode salvar o país. Feita a análise, a conclusão a que se chegou revela haver um desafio para a concretização da educação para a cidadania, porquanto os professores não estão devidamente preparados metodologicamente.