A visão de estudantes sobre uma intervenção educacional baseada na construção de simulações de Física

Autores/as

Resumen

O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está fortemente integrado às nossas vidas, tendo um impacto direto sobre como ensinamos e como aprendemos. Nesse contexto, apresentamos uma análise de como estudantes da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública federal, avaliaram uma intervenção educacional em um ambiente estruturado para a construção de simulações de Física através da linguagem computacional em blocos Scratch. O estudo integra um projeto que pretende investigar elementos do processo de ensino-aprendizagem em ambientes que empregam a programação como ferramenta metodológica. A análise das visões dos estudantes sobre essa abordagem foi conduzida a partir de dados obtidos por meio de três instrumentos: respostas de um questionário, diário de bordo do professor interventor e respostas de questões abertas dos desafios de programação realizadas pelos estudantes. Como resultado, identificou-se as visões dos estudantes em relação à contribuição desta para a aprendizagem de conteúdos de Física, os benefícios do trabalho em grupo e o desenvolvimento do raciocínio lógico computacional. A visão dos estudantes se refere às suas “impressões” sobre a intervenção de ensino realizada, fornecendo parâmetros para posterior triangulação de dados com outros resultados da pesquisa sobre aprendizagem, atitude e motivação, por exemplo.

Palavras-chave: Ensino de Física; TDIC; Scratch.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanderley Paulo Gonçalves Junior, Colégio de Aplicação da UFRJ

Licenciado em Física e Especialista em Ensino de Ciências pela UFMG, Mestre em Ensino de Física pela UFRJ e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, integrante dos grupos de pesquisa e extensão do Laboratório de Medidas e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e do Laboratório de Ensino de Física (LADEF).

Amantes Amantes , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Geais (UFMG). Professora Associada do Instituto de Física da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da UFBA/UEFS, uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

Citas

AGUIAR, M. dos S. F. de Aprendizagem de conceitos físicos a partir de um jogo didático. 2018. 273 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32068 . Acesso em: 12 maio 2023.

AMANTES, A. N. R. Contextualização no ensino de física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes. 2009. 275 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YSWQ/1/teseamandaamantes.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

ANJOS, J. R. D.; FREITAS, S. D. A.; ANDRADE NETO, A. S. Utilização do software catch para aprendizagem de lançamentos de projéteis e conceito de gravidade no ensino fundamental. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 128-144, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/5004. Acesso em: 30 abr. 2023.

AVALOS, A. S. et al. Uso de Apps en el aula. Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, Buenos Aires, año XXI, v. 43, p. 211-257, agosto 2020.

CLARK, D. B. et al. Rethinking science learning throug digital games and simulations: genres, examples, and evidence. Apresentado no Workshop, DC, 2009. [S. l.]: [s. n.]. 2009. https://sites.nationalacademies.org/cs/groups/dbassesite/documents/webpage/dbasse_080068.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023. COSTA, M. Simulações computacionais no ensino de física: revisão sistemática de publicações da área de ensino. In: EDUCERE, 13., 2017, Curitiba. Anais do Congresso Nacional da Educação. Curitiba: PUCPR, 2017, p. 7531-7544.

DUTRA, L. M.; GONÇALVES JUNIOR, W. P. A videoanálise como estratégia de ensino para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme: uma análise exploratória da percepção dos estudantes. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais eletrônicos [...]. Caldas Novas: [s. n.], 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93317. Acesso em: 2 maio 2023.

ELOY, A. A. D. S.; LOPES, R. D. D.; ANGELO, I. M. Uso do scratch no Brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75164. Acesso em: 24 maio 2023.

FANTIN, M. Nativos e imigrantes digitais em questão: crianças e competências midiáticas na escola. Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 5-26, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46164. Acesso em: 4 jul. 2023.

FERNANDES, S.; TALIM, S. L. Tradução e validação do teste “Force Concept Inventory”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Anais [...]. Vitória-ES: [s. n.], 2009.

FERRI, J.; ROSA, S. S. Como o ensino de programação de computadores pode contribuir com a construção de conhecimento na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70689. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70689. Acesso em: 18 maio 2023.

GONÇALVES JUNIOR, W. P. A programação como ferramenta para o ensino de Física: aprendizagem sobre força por meio do Scratch. 2020, 405 f. Tese (Doutorado em Ensino,Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32855. Acesso em: 30 maio 2023.

HESTENES, D.; WELLS, M.; SWACKHAMER. Force concept inventory. Physics Teacher, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 141-158, 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1119/1.2343497. Acesso em: 3 maio 2023.

HORNINK, G. G. (org.). Contribuições da computação para as tecnologias educacionais. 1. ed. Alfenas-MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2018. E-book. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/wp-content/uploads/sites/125/2020/05/06-Contribui%C3%A7%C3%B5es-da-computa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.

LUANGRATH, P.; PETTERSON, S. Adapting the force concept inventory to Lao context (in Lao Language). Scientific Journal of National University of Laos, Laos, v. 1, p. 117-128, 2007.

MORAES, V. R. A. de; TAZIRI, J. A motivação e o engajamento de alunos em uma atividade na abordagem do ensino de ciências por investigação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 72-89, agosto 2019. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p72. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1284. Acesso em: 4 maio 2023.

PAIVA, J.; PAIVA, J.; FIOLHAIS, C. Uso das tecnologias de informação e comunicação pelos professores portugueses. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2003. (Coleções FCTUC Física - Artigos em Livros de Actas). Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/40610. Acesso em: 2 set. 2023. PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes?. In: Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, novembro 1999, p. 15-19. [Artigo publicado originalmente em Résonances, Mensuel de l’école valaisanne, n. 3, Dossier Savoirs et compétences, novembre 1998, p. 3-7]. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html. Acesso em: 12 jul. 2023.

PISCHETOLA, M.; HEINSFELD, B. “Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 1-10, julho 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85929. Acesso em: 31 maio. 2023.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRENSKY, M. Digital game-based learning. New York: McGraw Hill, 2001.

ROOKES, P.; WILLSON, J. Perception: theory, development and organization. London/Philadelphia: Routledge, 2000.

SCRATCH. Scratch, 2020. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 29 ago. 2020.

WEBBER, C. G. et al. Reflexões sobre o software Scratch no ensino de ciências e matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 1-10, dezembro 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70668. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70668. Acesso em: 24 maio. 2024.

XAVIER, A. P. Laboratório virtual versus laboratório material: a aprendizagem de Física com Intervenções Tradicionais e Investigativas. 2018. 220 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27506. Acesso em: 10 jul. 2023.

YASUDA, J.; UEMATSU, H.; NITTA, H. Validating a Japanese version of force concept inventory. Latin-American Journal of Physics Education, [s. l.], v. 6, suppl. 1, p. 49-94, August 2012. Disponível em: http://www.lajpe.org/icpe2011/16_Jun-Ichiro_Yasuda.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

Publicado

2024-08-12