CONTROVÉRSIAS EM TORNO DOS TRATAMENTOS PRECOCES CONTRA A COVID-19: UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOB O OLHAR DA TEORIA ATOR REDE PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Autores/as

  • Natan Lopes De Macedo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)
  • Camila De Paula Barreiro Alves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)
  • Izabela Dos Santos Martins Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)
  • Jéssica De Oliveira Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)
  • Victor Fernandes Lucas Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)
  • Lucian Resende Allain Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina (DCBio - UFVJM)
  • Luana Pereira Leite Schetino Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina (FAMED-UFVJM)

Resumen

Esse trabalho buscou mapear os atores, grupos e interesses presentes na controvérsia em torno dos medicamentos para tratamento precoce e prevenção da COVID-19. Por meio da cartografia de controvérsias evidenciamos os diferentes grupos presentes na disputa em torno desta questão sociocientífica. Argumentamos que a cartografia de controvérsias, baseada na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, pode ser uma potente ferramenta metodológica para a educação científica e para a formação cidadã dos estudantes.

Palavras-chave: cartografia de controvérsias; tratamentos precoces; COVID-19, educação cidadã, método de ensino.

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Biografía del autor/a

Natan Lopes De Macedo , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Acadêmico de medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM

Camila De Paula Barreiro Alves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Acadêmica de medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Izabela Dos Santos Martins , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Acadêmica de medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Jéssica De Oliveira Silva , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Acadêmica de medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Victor Fernandes Lucas Silva , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Acadêmico de medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina – (FAMED-UFVJM)

Lucian Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina (DCBio - UFVJM)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina (DCBio - UFVJM) e no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia – (PPGECMAT UFVJM).

Luana Pereira Leite Schetino , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina (FAMED-UFVJM)

Professora Adjunta da Faculdade de Medicina - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí – Campus Diamantina (FAMED-UFVJM) e no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia .

Publicado

2022-01-01