LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS (BRASIL)
Resumen
Na sociedade atual, os professores devem estar preparados para entender as mudanças que vão surgindo nas demandas sociais, de modo a adequar suas práticas às necessidades dos alunos. Nesse sentido a contextualização favorece o estudo de contextos sociais relacionados a diferentes aspectos, com fundamentos em conhecimentos referentes à ciência, a fim de promover a formação de alunos críticos e inventivos. Sendo o Livro Didático (LD) um dos recursos mais utilizados pelos professores, com grande influência na sua prática docente, objetivou-se compreender as percepções de professores da Educação Básica de um município do Amazonas acerca da contextualização em sala de aula e o uso do LD de Química. Participaram da pesquisa 10 docentes de Química, que responderam a um questionário e uma entrevista. Foi possível perceber que o LD é o principal recurso utilizado, porém os professores recorrem a outros meios para complementação, como vídeos e sites/blogs. Para eles contextualizar é aplicar a teoria nas práticas cotidianas dos alunos com exemplificação. O LD os auxilia trazendo imagens e exemplos, porém é eles fazem adaptações para abranger o contexto regional.
Palavras-chave: Livro Didático; Contextualização; Ensino de Química.