O FORTALECIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO NO MUNICÍPIO DO AMBOIM (ANGOLA)
Abstract
A abordagem das competências investigativas dos professores de História, neste estudo, tem como base o projeto de investigação: A formação de competências profissionais de professores de História, realizado pelo Departamento de Ciências Sociais do ISCED do Cuanza Sul. O tema trabalhou-se no município do Amboim, onde nota-se insuficiências nos professores de História do ensino secundário. O presente trabalho tem como objetivo geral estruturar uma metodologia para o fortalecimento das competências investigativas dos professores de História do ensino secundário. Para o cumprimento do objetivo utilizou-se métodos do nível teórico, empíricos e matemáticos que possibilitou mostrarem como resultados uma sistematização teórica dos pressupostos das competências, competências docentes e investigativas dos professores de História do ensino meio; diagnostica-se o estado atual das competências investigativas dos professores de História do município do Amboim, destacando-se suas limitações e potencialidades, a partir dos quais desenhou-se uma metodologia para o fortalecimento das competências investigativas dos professores de História e foi validada pelo método critério de usuários a pertinência dos passos da metodologia, articulação teoria – prática, as possibilidades práticas e teóricas de aplicação e a viabilidade de sua aplicação..
Palavras chaves: competências docentes do professor de História; competências investigativas; professores de História do ensino secundário; metodologia.