DIVULGANDO QUÍMICA, FÍSICA E ASTRONOMIA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Abstract
Este trabalho trata da elaboração, aplicação e análise de impacto de histórias em quadrinhos, com objetivo de popularizar conteúdos da Química, Física e Astronomia. O material foi integralmente elaborado pelos autores, sendo a personagem principal uma caricatura da primeira autora deste artigo. Todas as histórias foram desenvolvidas baseando-se em um enredo comum: pessoas que, durante atividades cotidianas, se depararam com fenômenos científicos, os quais são sequencialmente elucidados pela protagonista. O público-alvo selecionado para o desenvolvimento da pesquisa compreendeu quinze servidores do IFSP – SJC, excluindo-se professores e alunos. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a aplicação de um formulário prévio (caracterização do público-alvo), a aplicação das histórias em quadrinhos produzidas e a aplicação de um formulário final (avaliação do impacto do material). Além disso, o formulário final serviu como um instrumento avaliativo dos quadrinhos, deixando-se aberto para que os entrevistados sugerissem alterações e avaliassem o material. 73% dos entrevistados alegaram ter aprendido bastante com a aplicação do material, 47% atribuíram nota 8 para o material e 46% atribuíram nota entre 9 e 10, evidenciando que o material foi bem recebido pelo público e que se enquadrou dentro dos objetivos esperados, mostrando-se principalmente como um facilitador do acesso aos conteúdos abordados.
Palavras-chave: divulgação científica, histórias em quadrinhos, Física, Química, Astronomia.