DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOPROFISSIONAIS EM INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
Abstract
De entre todas as transições pelas quais o ser humano passa ao longo da sua vida, a transição para a vida adulta (TVA) é uma das mais desafiantes, pois implica a entrada no mercado laboral, tarefa difícil para indivíduos com e sem incapacidade intelectual. Relativamente à procura do primeiro emprego, explorou-se as características mais valorizadas no mercado de trabalho e, entre outras, destacam-se as habilidades sociais e socioprofissionais. Torna-se, por isso, fundamental apostar em programas de desenvolvimento destas habilidades, de forma a preparar melhor as pessoas com incapacidade intelectual para os desafios da TVA. Assim sendo, contruiu-se e aplicou-se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais”, avaliando-se se o mesmo promove o desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com incapacidade intelectual, bem como se essas habilidades desenvolvidas se mantêm ao longo do tempo. Com uma amostra de 10 indivíduos institucionalizados, divididos em dois grupos homogéneos, as avaliações realizadas basearam-se na metodologia multiple probe design, aplicando-se uma forma adaptada do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados apontam para uma evolução após a intervenção no grupo dois. Contudo, registou-se alguma dificuldade em manter as aquisições ao longo do tempo. Em suma, é importante continuar a refletir sobre as temáticas abordadas, contribuindo para a consolidação e evolução dos conhecimentos científicos, assim como para uma profícua adaptação da intervenção às idiossincrasias dos indivíduos com necessidades especiais.
Palavras-chave: Transição para a vida adulta, treino de habilidades sociais, incapacidade intelectual, necessidades especiais.
Abstract
The transition to adulthood is an important moment in the life of any person and, among other challenges, implies working. Getting the first job is an arduous task for everyone, but it becomes even more difficult for the population with intellectual disability, because there are still barriers and bias of people who works on the organizations that have not been overcome. Considering that social and socio-professional skills have been increasingly valued in this context, it is fundamental to develop them too with this population, to increase their probability of starting work practice. Thus, the present study aims to understand if the intervention program "Sou Capaz – Socio-professional Skills Development Program" promotes improvements in the socio-professional skills of these people, and if these improvements are maintained over time.
In this study, a sample of 10 subjects institutionalized in a PISS of Funchal was used. This research is characterized as a descriptive case study, which use a quantitative approach and a multiple probe design methodology. Two instruments were applied: the Social Skills Inventory (SSI) in an adapted form, and the Professional Social Skills Observation System (PSSOS). The results have shown that the program has contributed to some of the evolution after the intervention, in some socio-professional skills evaluated, still follow up assessments have shown that some of the improvements did not have persisted over time. Therefore, one of the main conclusions is that it is imperative to reflect and optimize the structure of psychoeducational programs for the population with intellectual disability, relying on scientific evidence.
Keywords: Employment, disability, special needs, social skills, socio-professional skills.