EDUCAÇÃO FÍSICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS
Abstract
Os Temas Transversais, pertencente aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estão incorporados com as demais disciplinas no currículo, como a Educação Física, mostrando a sua importância para construção da cidadania. Os temas são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde. O objetivo do presente estudo foi investigar a contribuição do ensino dos Temas Transversais nas aulas de Educação Física, para formação integral e construção de indivíduos críticos na sociedade, a partir das três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental. A presente pesquisa possui abordagem qualitativa, e caracteriza-se como pesquisa ação. Fizeram parte da pesquisa, alunos do ensino fundamental II, sendo três turmas do 8°ano e duas turmas do 9°ano, totalizando 169 alunos. Para coleta de dados foi realizada uma intervenção utilizando como conteúdo das aulas de educação física os temas transversais. Os participantes do estudo responderam a um questionário antes da intervenção, afim de verificar a compreensão dos escolares em relação aos conteúdos e onde os mesmos puderam dar suas opiniões em relação a contribuição dos temas na sua vida. Após as intervenções foram realizados grupos focais para verificar a opinião dos sujeitos sobre as aulas e os conteúdos abordados. A partir dos resultados percebemos que os temas transversais nao eram trabalhados na escola e por isso os alunos não conheciam seus conteúdos e após a analise de conteúdo foram encontradas 13 categorias em que os participantes evidenciaram a importancia dos temas transversais para suas vidas, além de demonstrarem satisfaçao pela estrategia de ensino utilizada pelo professor.
Palavras-chave: Educação Física. Temas Transversais. Ensino.
PHYSICAL EDUCATION AND CROSS-CUTTING THEMES
ABSTRACT: The Transversal Themes, belonging to the National Curricular Parameters, are incorporated with the other disciplines in the curriculum, such as Physical Education, showing its importance for the construction of citizenship. The objective of the present study was to investigate the contribution of the teaching of transversal themes in the classes of Physical Education, for integral formation and construction of critical individuals in the society, from the three dimensions: conceptual, attitudinal and procedural. The present research has a qualitative approach and is characterized as action research. Primary school students II were part of the research, being three grades from the 8th grade and two grades from the 9th grade, totaling 169 students. For data collection, an intervention was carried out using the content of the physical education classes as transversal themes. The participants of the study answered a questionnaire before the intervention, in order to verify the students' understanding of the contents and where they could give their opinions regarding the contribution of the themes in their life. After the interventions, focus groups were carried out to verify the subjects' opinions about the classes and contents covered. Based on the results, we noticed that cross-curricular themes were not worked in the school and therefore the students did not know their contents and after the analysis of content, 13 categories were found in which the participants highlighted the importance of transversal themes for their lives, satisfaction with the teaching strategy used by the teacher.
Keywords: Physical Education. Transversal Themes. Teaching