UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA DA ZONA URBANA DE HUMAITÁ/AM
Keywords:
Ensino-aprendizagem, Biologia, Recursos didático, Novas TecnologiasAbstract
No presente estudo, realizou análise baseada em questionários estruturados dirigidos para todos os professores que lecionam as disciplinas de Ciências e/ou Biologia, de escolas pública da área urbana do município de Humaitá/AM. O objetivo desses questionários foi analisar o perfil dos professores, assim como a disponibilidade e qualidade dos recursos didáticos utilizados por eles em sala de aula. Através desta investigação constatou-se que todos os professores utilizam o livro didático como base de planejamento para suas aulas, e que as maiorias das escolas que tem biblioteca, possuem livros bons ou ótimos. Apesar da maioria das instituições pesquisadas possuírem um laboratório de informática com acesso a internet, mais da metade dos professores de biologia afirmam que usam pouco ou não usam a internet no planejamento ou desenvolvimento de suas aulas. Nenhum dos entrevistados admitiu ter dificuldade em utilizar computador, internet ou data show, mas nota-se que a maioria não usa destes recursos com frequência. Com isso, é possível perceber que os professores ainda estão arraigados aos recursos tradicionais, embora novos recursos estejam sendo disponíveis. Nota-se, portanto, a importância além de disponibilizar novos recursos, promover uma capacitação que incentive os professores a utilizar novas tecnologias no ensino. Apenas um dos entrevistados leciona a disciplina a menos de 5 anos. Apesar dos longos anos de exercício da profissão, oito professores afirmaram que nunca receberam curso de capacitação continuada oferecido pela escola e sete deles disseram que raramente recebem. Com isso, conclui-se que para uma educação de qualidade e compatível com a formação de cidadão da nova era tecnológica é necessário primeiramente perceber que o recurso humano é o principal recurso que necessita de investimento e valorização.