MAPA PÉ-YARA

UMA PROPOSTA INTERACIONISTA, COGNITIVA E METODOLÓGICA DE ENSINO SOBRE O ESTADO DO AMAZONAS

Authors

  • Claudia Guerra Monteiro Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Shirlen Viana Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rosenir de Souza Lira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Keywords:

Aprendizagem, mapa, deficiência visual, interface

Abstract

O Pé-Yara, Mapa Tátil do Amazonas, foi criado com base em teorias construtivista e
interacionista, com objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo de cegos e baixa visão. Com uma abordagem comunicacional e interacional, é um jogo que além de ser “quebra-cabeça” com peças em madeira, nas formas e matéria-prima dos próprios municípios do estado do Amazonas, propõe metodologias inovadoras e inclusivas que primam a aprendizagem a partir da cognição. Nesse contexto, seu objeto de pesquisa é o Amazonas e o mapa possui tecnologias que permitem ao usuário aprender sobre o contexto histórico-econômico do estado. A tecnologia educomunicacional contribui para sociabilização.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-08-13