A AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA E SEU IMPORTANTE PAPEL NA DISCUSSÃO DAS ORTOGRAFIAS DA LÍNGUA DOS POVOS WARI' COM O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES INDÍGENAS

Authors

Keywords:

Povo Wari', Formação Continuada, Acordo Ortográfico, Material didático

Abstract

Este trabalho traz uma reflexão a respeito do protagonismo dos professores indígenas Wari’ no processo de investigação de sua língua étnica e na proposta de um acordo ortográfico no contexto da formação continuada promovida pela Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). O grupo Wari’, também conhecido como Pacaás Novos, é composto por oito subgrupos: Oro Nao’, Oro Mon, Oro At, Oro Waram, Oro Waram Xijein, Oro Eo, Oro Jowin e Cao Oro Waje, que residem em terras indígenas na região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (Rondônia), com uma população de cerca de 5 mil indivíduos. As primeiras propostas ortográficas para a língua Wari’ remontam ao trabalho de missionários de igrejas cristãs. Desde 2018, a ASIE tem promovido a formação continuada dos professores Wari’, com ênfase na alfabetização e na produção de material didático. A formação em linguística se fez necessária para aprofundar a investigação sobre as ortografias adotadas por esses povos. Como resultado desse processo, destacam-se não apenas a produção de dois livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também a proposta de um acordo ortográfico que contempla as diferentes variedades linguísticas do Wari’.

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Author Biographies

QUESLER FAGUNDES CAMARGOS, UNIVRSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Educação Intercultural e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: queslerc@gmail.com. ResearchGate: researchgate.net/profile/Quesler-Camargos. Website: qfcamargos.unir.br. Orcid iD: orcid.org/0000-0001-9112-4858. Lattes: lattes.cnpq.br/8957564395997604.

MARICELMA ALMEIDA CHAVES, Supervisora da Ação Saberes Indígenas na Escola-UNIR-RO

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).  Supervisora do Programa Saberes Indígenas na Escola (ASIE), Rede Rondônia/Acre. E-mail: mcelmalmeida@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0009-0006-5216-0673. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8436311403407394.

LUCIANA CASTRO DE PAULA, Supervisora da Ação Saberes Indígenas na Escola-UNIR-RO

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: lucianacastro@unir.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0538-6841. Lattes: https://lattes.cnpq.br/3797544305263895.

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Published

2025-11-03

Issue

Section

SEÇÃO 2 - DIVERSIDADE DE SABERES PRODUZIDOS PELA UNIR