A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PROCESSO DECISÓRIO: UM ENSAIO BASEADO NA TEORIA DA CONTABILIDADE MENTAL
Abstract
Este estudo tem como objetivo verificar a influência do conhecimento financeiro no processo de tomada de decisão sob o aspecto da teoria da contabilidade mental. Apresenta um estudo bibliográfico sobre educação financeira e contabilidade mental como também uma pesquisa empírica realizada a fim de identificar o grau de conhecimento financeiro e a suscetibilidade aos efeitos do viés da contabilidade mental no processo decisório. Para a realização da pesquisa empírica foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado por meio de formulário on-line, com uso da ferramenta Google Formulários. A amostra utilizada neste estudo compreendeu um total de 93 alunos do curso de graduação em administração e o questionário foi aplicado entre os dias 11 e 17 do mês de outubro do ano de 2021. Sobre os resultados encontrados, pôde-se observar a influência do conhecimento financeiro no processo de tomada de decisão. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes têm conhecimento básico financeiro e mais de 58% organizam mentalmente suas ações. O viés da contabilidade mental representa um processo por meio do qual os indivíduos codificam, categorizam e avaliam suas ações financeiras e, apesar de muitas vezes não ser um processo explícito e percebido pelos próprios indivíduos, gera impacto nas suas decisões financeiras.
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