RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E RENDIMENTO ESCOLAR DOS EDUCANDOS DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA ZONA DE INFLUÊNCIA PEDAGÓGICA Nº 6 DO SUMBE (ANGOLA)

Autores

  • https://orcid.org/0000-0002-4792-5532.BJS ISCED Cuanza Sul, Angola
  • https://orcid.org/0000-0002-6707-1933 ISCED Cuanza Sul, Universidad de Granma, Angola
  • https://orcid.org/0000-0001-5225-1176 ISCED Cuanza Sul, Angola

Resumo

O presente estudo trata de uma reflexão sobre impacto da relação família-escola para o rendimento dos educandos das Escolas Primárias da Zona de Influência Pedagógica nº 6 do Sumbe (Angola), baseado, com o objectivo geral de propor uma estratégia educativa para o melhoramento do impacto da relação família-escola no rendimento dos educandos das escolas em estudo. Contribuindo assim, para elevação da qualidade da educação e da força produtiva, em correspondência com as exigências atuais do contexto global e nacional. Para o cumprimento do objectivo utiliza-se como metodologia: métodos de nível do conhecimento teórico: histórico – lógico, análise – síntese e indutivo – dedutivo; do de nível do conhecimento empírico: observação, revisão de documentos, entrevista e inquéritos; assim como método matemático-estatístico, que permitiram obter os seguintes resultados: os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam a relação família e escola para o rendimento dos educandos da escola primária são as conspecções teóricas que sobre impactos, relação família escola no melhoramento do rendimento escolar dos educandos da escola primaria que são as concepções teóricas sobre o impacto da relação família e escola no rendimento escolar dos educandos da 6ª classe das Escolas Primárias da ZIP nº 6 do Sumbe (Angola). Revelou problemas do nível da relação família escola; na comparência da família nas reuniões escolares o que está a influenciar diretamente no nível do acompanhamento dos filhos, convocatória dos professores as famílias, cumprimento dos deveres e direitos das famílias e da escola; há problema no comprimento dos deveres das famílias porque têm baixa assistência nas reuniões e pouco acompanhamento dos filhos para elevação do rendimento escolar e a escola além que cumpre com o dever de orientar, carece de seguimento e tratamento diferenciado as família e seus alunos; o desenho da estratégia educativa para o melhoramento do impacto da relação família e escola no rendimento escolar dos educandos da 6ª classe das Escolas em referência teve em conta a fundamentação, os objetivos, o diagnóstico, o plano a execução e avaliação; os resultados da estratégia educativa para o melhoramento do impacto da relação família e escola no rendimento escolar dos educandos, contribuiu para elevação da qualidade da educação e da força produtiva, em correspondência com as exigências atuais do contexto global e nacional.

Palavras chaves: impacto, relação família-escola, rendimento dos educandos, zona de influência pedagógica.

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Biografia do Autor

https://orcid.org/0000-0002-4792-5532.BJS, ISCED Cuanza Sul, Angola

Professora de Psicologia, ISCED Cuanza Sul, Angola

https://orcid.org/0000-0002-6707-1933, ISCED Cuanza Sul, Universidad de Granma, Angola

Professor de Sociologia, ISCED Cuanza Sul, Universidad de Granma, Angola.

https://orcid.org/0000-0001-5225-1176, ISCED Cuanza Sul, Angola

Professor de Pedagogia, ISCED Cuanza Sul, Angola

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Publicado

2021-07-01