FUNCIONAMENTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO E DE ANO ACADÉMICO NA UNIDADE ORGÂNICA DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA
Resumo
RESUMO: Trata-se de uma oficina metodológica sobre o funcionamento das coordenações de curso e de anos académicos na Unidade Orgânica do Ensino Superior, foi dirigida aos gestores, chefes de DEI, coordenadores de cursos e professores do ISCED-CS. Com o objetivo de debater a problemática relacionada com a valorização da figura do coordenador de curso para se atingir elevados padrões de gestão de qualidade em cada curso da unidade orgânica do Ensino Superior; Assim como valorizar a relação de cooperação e de subordinação entre o decanato, departamento, coordenador do curso, coordenadores de anos académicos, regentes, coordenadores de disciplinas e estudantes. As atividades do coordenador visam à implantação e o desenvolvimento do curso com elevados padrões de qualidade. Para isso, deve estar muito bem preparado e consciente de suas responsabilidades para garantir um Ensino de Excelente Qualidade. Para o alcance do mesmo em cada curso da unidade orgânica é necessário, entre outros, que a sua gestão seja exercida com firmeza e muita competência. O coordenador de curso deve possuir um perfil adequado e funções bem definidas. O foco de sua atenção deve se centrar para a gestão didático-pedagógica, onde se encontra a essência da qualidade. Nesse aspeto, foram enumeradas quase vinte acções da sua exclusiva competência, que se deve buscar e marcar o diferencial do curso. Nesta oficina, foram projetados alternativas de solução a cerca do problema em debate a partir do conhecimento e das experiências acumuladas pelos participantes.
Palavras chaves: Coordenador, curso, ano académico, Ensino Superior, funcionamento.
ABSTRACT: The methodological workshop related to functioning of a learning department and academic year in an organic unit of Higher Education was addressed to managers, Chiefs of DEI, ISCED-CS course coordinators and teachers. To debate the issues related to valuing the personality of the course coordinator in order to achieve high quality management standards in each course of the organic unit of Higher Education; as well as valuing the relationship of cooperation and subordination between the dean, Department, course coordinator, academic year coordinators, Advisers, coordinators of disciplines and students. The activities of the Coordinator are aimed in the implementation and development of the course with high quality standards. Therefore, he must be well prepared and aware of his responsibilities to ensure excellent teaching. In order to achieve the quality of teaching in each course of the organic unit of Higher Education, it is necessary, among others, that its management be exercised firmly and competently. Therefore, the course coordinator should have an appropriate profile and well-defined functions. The focus of your attention should be on educational and pedagogical management, where the essence of quality lies. It is at this point, for which almost twenty actions of its exclusive competence have been listed, that one must seek and mark the differential of the course. In this workshop, alternative solutions to the problem under discussion wereintended based on the knowledge and experiences accumulated by the participants.
Keywords: coordinator, course, academic year, Higher Education, process.