AS REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA

Autores

  • João Nfita Kinzangui Luzolo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola
  • Óscar Couceiro da Fonseca Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.
  • Jorge Alejandro Laguna Cruz Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Resumo

A análise do ensino da Geografia utilizando representações geográficas deve favorecer a compreensão das características de um lugar ou região, descobrir a relação entre o género humano e o seu meio, assim como explicar sistematicamente os padrões de localização e interacção espacial. A ideia de elaborar um trabalho de investigação relacionado com as Representações Geográficas e algumas questões que têm a ver com o ensino e aprendizagem da Geografia, surgiu na necessidade de pôr a disposição dos docentes e discentes, uma obra de informações que servem de motivos de reflexão e conduzam cada vez mais para um melhor desempenho pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. O autor apresenta de forma estruturada as Actividaes Didácticas no ensino das Representações Geográficas no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, tendo em conta os problemas didácticos – pedagógicos do ensino na actualidade, a qual constitui o resultado fundamental e a via para elevar a eficiência do processo docente educativo através dos programas de Geografia do ensino secundário. Durante o processo de investigação se tiveram em conta os métodos de nível Teórico, Empíricos e Estatísticos matemáticos, assim como indicadores que facilitaram a obtenção do resultado científico. Os resultados alcançados, evidenciaram condições e aperfeiçoamento do processo de ensino - aprendizagem das Representações Geográficas comprovando a validez da pesquisa realizada. Oferecem-se sugestões para o trabalho dos docentes pela importância do tema. Para a formatação do texto desta pesquisa, utilizou-se a Norma da Associação dos Psicólogos Americanos para apresentar as citações e as referências bibliográficas.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Geografia, Representações Geográficas.

Biografia do Autor

João Nfita Kinzangui Luzolo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Mestrando em Ciências de Educação opção Geografiano ISCED CS, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Óscar Couceiro da Fonseca, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Professor Associado da U. K. B. Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Jorge Alejandro Laguna Cruz, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Professor Titular do ISCED-UÍGE.   Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Downloads

Publicado

2021-01-01