O TRABALHO INDEPENDENTE NO ENSINO DA HISTÓRIA, UMA NECESSIDADE ACTUAL

Autores

  • Ladislau Newton Flor Diango Sacambonde
  • Rosell Ramón Hidalgo Herrera Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola
  • Osvaldino Wilsom Mweleyayo António Departamento de Ciências Sociais do ISCED-Sumbe

Resumo

O presente artigo pretende analisar as perspectivas de desenvolvimento do método de trabalho independente no ensino da História, contextualizado nas exigências actuais do processo de ensino-aprendizagem em Angola, a partir da análise de alguns orçamentos teóricos e metodológicos que oferecem informação didáctica a respeito. Os métodos teóricos e empíricos empregados, de conjunto com a experiência dos autores, permitiram obter informação a respeito das concepções, que destas posições diversas oferece a literatura científica sobre o tema e sobre o uso adequado e óptimo do método, por isso o objetivo principal do trabalho consiste em oferecer alternativas que permite a sua execução no ensino da História, no processo de preparação da aula como premissa maior para um bem-sucedido na direcção do processo de ensino aprendizagem da disciplina.

Palavras-chave: Método, Trabalho Independente, Sala-de-aula de História, ensino da História

Biografia do Autor

Ladislau Newton Flor Diango Sacambonde

Licenciado em Ciências da Educação, Especialidade História na Universidade Agostinho Neto. Professor de Filosofia no Complexo Escolar Do É-15 (Cuanza-Sul). Mestrando em Ciências da Educação, Especialidade Ensino da História na UKB, ISCED Cuanza-Sul. 930335482. Reside em Angola, Província do Cuanza-Sul, Cidade do Sumbe.

Rosell Ramón Hidalgo Herrera, Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas, Mestre na Educação, opção Direcção Educacional. Licenciado em Educação, Especialidade de Educação Primária. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul. Autor de Programas de Disciplinas de Pré-graduo, Cursos e Treinamentos de Pós-graduo e Artigos publicado em Revistas Nacionais e Internacionais. 922590834.

Osvaldino Wilsom Mweleyayo António, Departamento de Ciências Sociais do ISCED-Sumbe

Licenciado em Ciências da Educação, Especialidade História no ISCED – Lubango, Universidade Agostinho Neto, Mestre em Relações interculturais, na especialidade de Sociologia das migrações pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal, Doutorando em Ciências da Educação especialidade de Supervisão Pedagógica, pela Universidade do Minho – Portugal, Professor do Departamento de Ciências Sociais do ISCED-Sumbe, Coordenador do curso de História e Práticas Pedagógicas I e II. Tem vários artigos publicados

Downloads

Publicado

2021-01-01