O FORTALECIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO NO MUNICÍPIO DO AMBOIM (ANGOLA)

Autores

  • Fidel Luis Alvarez Alvarez Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • João Carlos Marques Quintiliano Ensino Secundário, Município Amboim. Cuanza Sul, Angola
  • Rosária Tito Valentim Ramos Ensino Secundário, Liceu do Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Resumo

A abordagem das competências investigativas dos professores de História, neste estudo, tem como base o projeto de investigação: A formação de competências profissionais de professores de História, realizado pelo Departamento de Ciências Sociais do ISCED do Cuanza Sul. O tema trabalhou-se no município do Amboim, onde nota-se insuficiências nos professores de História do ensino secundário. O presente trabalho tem como objetivo geral estruturar uma metodologia para o fortalecimento das competências investigativas dos professores de História do ensino secundário. Para o cumprimento do objetivo utilizou-se métodos do nível teórico, empíricos e matemáticos que possibilitou mostrarem como resultados uma sistematização teórica dos pressupostos das competências, competências docentes e investigativas dos professores de História do ensino meio; diagnostica-se o estado atual das competências investigativas dos professores de História do município do Amboim, destacando-se suas limitações e potencialidades, a partir dos quais desenhou-se uma metodologia para o fortalecimento das competências investigativas dos professores de História e foi validada pelo método critério de usuários a pertinência dos passos da metodologia, articulação teoria – prática, as possibilidades práticas e teóricas de aplicação e a viabilidade de sua aplicação..

Palavras chaves: competências docentes do professor de História; competências investigativas; professores de História do ensino secundário; metodologia.

 

Biografia do Autor

Fidel Luis Alvarez Alvarez, Universidade Katyavala Bwila, Angola

Ph.D. Ciências Sociológicas, Mestre Desenvolvimento Cultural Comunitário. Professor Titular Universidad de Granma. Cuba. Presta serviços no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Sumbe da Universidade Katyavala Bwila, Angola.

João Carlos Marques Quintiliano, Ensino Secundário, Município Amboim. Cuanza Sul, Angola

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professor de Ensino Secundário, Município Amboim. Cuanza Sul, Angola.

Rosária Tito Valentim Ramos, Ensino Secundário, Liceu do Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Lic. Ciências da Educação na opção História. Professora de Ensino Secundário, Liceu do Sumbe, Cuanza Sul, Angola.

Downloads

Publicado

2021-01-01