DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os Desafios da Formação do Professor a partir do contexto de comunidades amazônicas e suas contribuições para Superação dos Dilemas da Preservação da Amazônia. A partir dessas reflexões, propõe-se desenvolver uma proposta pedagógica de reorientação curricular, discutindo a formação dos futuros professores na perspectiva da região Amazônica. Essa proposta será desenvolvida em linha com as dimensões preconizados pela nova Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho é resultado de estudos realizados no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM/FACED – turma de Doutorado- Linha de pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador diante dos desafios amazônicos (Disciplina Formação de Professores PPGECEM-REAMEC).
Palavras-chave: Desafios; Formação; Professor; Amazônia; Etnomatemática
ABSTRACT: In this paper, I present some reflections on the Challenges of Teacher Formation and their contributions to Overcoming Amazonian Preservation Dilemmas. From this, it is proposed to develop a pedagogical proposal of curricular reorientation, which discusses the formation and teaching of future teachers from a perspective of the Amazon region. This proposal will be developed from the context of the Amazonian communities and in line with the dimensions recommended by the new Common National Curriculum Base. This work is the result of studies carried out in the 'Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM/FACED – turma de Doutorado- Linha de pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador diante dos desafios amazônicos (Disciplina Formação de Professores PPGECEM-REAMEC)'.
Keywords: Challenges; Formation; Teacher; Amazon; Ethnomathematics