Atividades experimentais no ensino de Física: uma pesquisa com estudantes da disciplina de Física Experimental I em uma instituição federal no Ceará

Autores

Resumo

O uso eficaz de experimentos durante as aulas de Física é reconhecido por pesquisadores como um impulsionador motivacional para atrair jovens para carreiras científicas. Este estudo teve como objetivo analisar a incorporação de atividades experimentais em um curso de Licenciatura em Física em um Instituto Federal. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, que envolveu o uso de um questionário semiestruturado para avaliar a percepção dos estudantes matriculados na disciplina de Física Experimental I do referido curso. Os resultados destacam que, mesmo em instituições federais com laboratórios disponíveis, estes são subutilizados, essencialmente limitados às disciplinas de Física Experimental. Observou-se que estudantes que atuam na educação básica assumem a responsabilidade financeira ao implementar atividades experimentais para seus alunos, utilizando seus próprios salários para adquirir materiais. Com o intuito de promover práticas experimentais no ensino de Física, este trabalho propõe uma atividade com materiais de baixo custo. A atividade experimental sugerida visa incentivar a utilização mais ampla de laboratórios e facilitar a implementação de atividades experimentais, mesmo em contextos financeiramente desafiadores.
Palavras-chave: Física experimental. Atividades experimentais. Ensino de Física. Experimento de baixo custo.

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Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM-IFCE).

Artur Araújo Cavalcante , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Michele Maria Paulino Carneiro , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Auzuir Ripardo de Alexandria , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

José Wally Mendonça Menezes, Rede Nordeste de Ensino (Renoen)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Doutorado Acadêmico em Ensino, da Rede Nordeste de Ensino (Renoen).

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Publicado

2024-08-12