Atividades experimentais no ensino de Física: uma pesquisa com estudantes da disciplina de Física Experimental I em uma instituição federal no Ceará
Resumo
O uso eficaz de experimentos durante as aulas de Física é reconhecido por pesquisadores como um impulsionador motivacional para atrair jovens para carreiras científicas. Este estudo teve como objetivo analisar a incorporação de atividades experimentais em um curso de Licenciatura em Física em um Instituto Federal. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, que envolveu o uso de um questionário semiestruturado para avaliar a percepção dos estudantes matriculados na disciplina de Física Experimental I do referido curso. Os resultados destacam que, mesmo em instituições federais com laboratórios disponíveis, estes são subutilizados, essencialmente limitados às disciplinas de Física Experimental. Observou-se que estudantes que atuam na educação básica assumem a responsabilidade financeira ao implementar atividades experimentais para seus alunos, utilizando seus próprios salários para adquirir materiais. Com o intuito de promover práticas experimentais no ensino de Física, este trabalho propõe uma atividade com materiais de baixo custo. A atividade experimental sugerida visa incentivar a utilização mais ampla de laboratórios e facilitar a implementação de atividades experimentais, mesmo em contextos financeiramente desafiadores.
Palavras-chave: Física experimental. Atividades experimentais. Ensino de Física. Experimento de baixo custo.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2000.
ARAÚJO, M. S. T de; ABIB, M. L. V dos S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, jun. 2003. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 24 mai. 2024.
BENÍTEZ-TREJO, V. F.; CÁCERES-MESA, M. L. Experiencias de alumnos participantes en el concurso nacional de aparatos y experimentos de Física. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, v. 7, n. 2, 2024. Disponível em: https://remca2.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/473/468. Acesso em: 23 mai. 2024.
CAETANO, T. C. O experimento “curva de luz” do Laboratório Remoto de Física: uma proposta de atividade investigativa contextualizada epistemologicamente. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210169, 2021. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbef/a/pVVff5L6DDjkrHrWbGHN9By/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 23 mai. 2024.
CAMILETTI, G. G.; PASSOS, C. A. C.; RODRIGUES, E. V. Física experimental em casa: enfrentamento à pandemia de COVID-19. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, 2023. Disponível em:
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1187. Acesso em: 24 mai. 2024.
FERREIRA, T. A. C. Efeito fotoelétrico: uma abordagem experimental para a Licenciatura em Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em:
https://bib.pucminas.br/teses/Ensino_TelmoAlvesDeCarmargosFerreira_8329.pdf.
Acesso em: 24 mai. 2024.
LUDKE, E.; ADORNES, A. G. R.; GOMES, C. A.; ADORNES, R. B. Um experimento para ensino de conceitos de transferência de calor em laboratório de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 2-4, jan. 2013. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbef/a/sVqcKTJxwdyVsrWVh87hXsm/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 23 mai. 2024.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, supl. 1, p. e20200451, 2021. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/. Acesso em: 26 nov. 2023.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino de Física na educação contemporânea. Ciclo de palestras dos 50 anos do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:
https://www.if.ufrj.br/~pef/aulas_seminarios/seminarios/2014_Moreira_DesafiosEnsinoFisica.pdf. Acesso em: 23 mai. 2024.
MOREIRA, M. A. ¿Al final qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, La Laguna, 25, p. 29-56, mar. 2012. Disponível em:
https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/10652/Q_25_%282012%29_02.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 23 mai. 2024.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011a.
MOREIRA, M. A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011b. Disponível em:
https://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf. Acesso em: 23 mai. 2024.
OLIVEIRA, A. N. de; ANDRADE, P. A. A; SIQUEIRA, M. C. A. A motivação em sala de aula: o que dizem os alunos sobre as aulas de Física do Ensino Médio? ScientiaTec, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 130-150, jul./dez. 2018. Disponível em:
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/2717. Acesso em: 25 nov. 2023.
OLIVEIRA, A. N. de; MENEZES, J. W. M. Por que me tornei um físico: análise das motivações para a escolha e permanência na carreira científica a partir de entrevistas conduzidas por ocasião do Dia do Físico (2020). Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 553-564, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.553-564.3166. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3166. Acesso em: 25 nov. 2023.
SANTOS, C. F.; MENEZES, C. S. de. A aprendizagem da Física no ensino fundamental em um ambiente de robótica educacional. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 25., 2005, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Unisinos, 2005. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/856/842. Acesso em: 25 nov. 2023.
SILVA, J. M. V da. Robótica no ensino da física. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino da Física) – Escola de Ciências, Universidade do Minho, Minho, 2008. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8069. Acesso em: 25 nov. 2023.