A visão de estudantes sobre uma intervenção educacional baseada na construção de simulações de Física
Resumo
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está fortemente integrado às nossas vidas, tendo um impacto direto sobre como ensinamos e como aprendemos. Nesse contexto, apresentamos uma análise de como estudantes da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública federal, avaliaram uma intervenção educacional em um ambiente estruturado para a construção de simulações de Física através da linguagem computacional em blocos Scratch. O estudo integra um projeto que pretende investigar elementos do processo de ensino-aprendizagem em ambientes que empregam a programação como ferramenta metodológica. A análise das visões dos estudantes sobre essa abordagem foi conduzida a partir de dados obtidos por meio de três instrumentos: respostas de um questionário, diário de bordo do professor interventor e respostas de questões abertas dos desafios de programação realizadas pelos estudantes. Como resultado, identificou-se as visões dos estudantes em relação à contribuição desta para a aprendizagem de conteúdos de Física, os benefícios do trabalho em grupo e o desenvolvimento do raciocínio lógico computacional. A visão dos estudantes se refere às suas “impressões” sobre a intervenção de ensino realizada, fornecendo parâmetros para posterior triangulação de dados com outros resultados da pesquisa sobre aprendizagem, atitude e motivação, por exemplo.
Palavras-chave: Ensino de Física; TDIC; Scratch.
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