Gênero e Sexualidade nos Anos Iniciais: caracterização e reflexão dos professores para o acolhimento da infância
Resumo
A educação para a sexualidade é ainda um tabu nos dias de hoje. Consideramos que discutir gênero e
sexualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental propõe às crianças não só ensinamentos sobre seus
próprios corpos, como se proteger de possíveis abusos sexuais ou higienizar-se corretamente, mas uma
educação para o respeito, democrática, que tenha um olhar global sobre os sujeitos. O objetivo da presente
pesquisa é caracterizar e analisar as compreensões de um grupo de professores dos anos iniciais de uma escola
municipal sobre as discussões de sexualidade e gênero no acolhimento da infância, tendo em vista identificar
quais são os possíveis fatores que influenciam ou não a discussão deste tema em sala de aula. A pesquisa, de
caráter qualitativo, propôs um questionário semiestruturado enviado a uma escola localizada na região sul do
município de Londrina/PR. A análise de dados foi realizada à luz da análise de conteúdo buscando mapear as
compreensões dos professores, estabelecendo relações entre pesquisas já realizadas e o contexto escolar. Entre
os resultados, nota-se que a formação de professores, inicial e continuada, é escassa favorecendo que o tema
permaneça como tabu, muito embora se reconheça sua importância para a preservação e acolhimento da
infância.
Palavras-chave: Educação Sexual; Sexualidade; Infância; Anos Iniciais.
Downloads
Referências
ÁVILA, Dárcia Amaro. #Estupronãoéculpadavitima: notas sobre a violência de gênero e a cultura do estupro. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017, p. 103-118. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4255837/mod_resource/content/1/debates_contemporaneos_educacao_sexualidade.pdf Acesso em: 08 mai. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
DESIDÉRIO, Ricardo. A exclusão da temática sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes. Dourados, v. 8, n 15, jan./jun. 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12282. Acesso em: 08 mai. 2023.
FBSP – FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. São Paulo: FBSP, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/06/anuario-2022.pdf?v=5. Acesso em: 08 mai. 2023.
GALINKIN, Ana Lúcia; BERTONI, Luci Mara. Gênero e educação: um caminho para a igualdade. Em Aberto. Brasília, v. 27, n. 92, p. 21-42, jul./dez. 2014. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2502. Acesso em: 08 mai. 2023.
GAMA, Rafaela Cordeiro; ANASTÁCIO, Zélia Ferreira Caçador; MIRANDA, Meiri Aparecida Gurgel de Campos. Questões de sexualidade e gênero no 1.º ciclo do ensino básico: legitimidade, modalidade e temas. Contexto & Educação, v. 37, n. 117, p. 128–139, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12890. Acesso em: 08 mai. 2023.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: A promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org.). Debates Contemporâneos sobre Educação para a Sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4255837/mod_resource/content/1/debates_contemporaneos_educacao_sexualidade.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos, PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade , ano 20, n.68, dez. 1999. p. 239-277. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a13v2068.pdf> Acesso em: 08 mai. 2023.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; MAUÉS, Ely. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, p. 184-198, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/WwwHMh6ybkRw3SVv8cc6P3F/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 mai. 2023.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. [Reimpr.] São Paulo: EPU, 2022.
MAÍSTRO, Virgínia Iara de Andrade; TSUZUKI, Felipe; VITOR, Matheus Ribeiro. Políticas educacionais e a formação docente: o que dizem os documentos oficiais sobre diversidade e sexualidade? Ensino e pesquisa, União da Vitória, v. 19, n. 2, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/4206/2982. Acesso em: 08 mai. 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. (Online). São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=dNZnk. Acesso em 08 mai. 2023.
NEGRÃO, Felipe da Costa; SANTOS, Marcio Gonçalves. Temas de gênero e sexualidade no ensino superior: a visão de acadêmicas de pedagogia de Manaus. Perspectivas em diálogo. Naviraí, v. 7, n. 14, p. 176-198, jan./jun., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9241. Acesso em: 08 mai. 2023.
PEREIRA, Zilene Moreira; MONTEIRO, Simone. Gênero e Sexualidade no Ensino de Ciências no Brasil: análise da produção científica. Contexto & Educação. v. 30, n. 95, p. 117-146, 2015. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3155. Acesso em: 08 mai. 2023.
PRADO, Patrícia Dias; ANSELMO, Viviane Soares. Masculinidades, feminilidades e dimensão brincalhona: reflexões sobre gênero e docência na educação infantil. Pro-Posições. Campinas, v. 30, e20170137, p. 1-21, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 mai. 2023.
REIS, Toni; EGGERT, Edla. Ideologia de gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 138, p. 9-26, jan./mar., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/htcmPttvFjg4sb8rYT8CzPD/?lang=pt. Acesso em: 08 mai. 2023.
RIZZA, Juliana Lapa; RIBEIRO, Paula Regina Costa, MOTA, Maria Renata Alonso. A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 44, e176870, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022018000100316&script=sci_arttext. Acesso em: 08 mai. 2023.
VARELA, Cristina Monteggia; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Educação para a sexualidade: a constituição de um campo conceitual. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org.). Debates Contemporâneos sobre Educação para a Sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017, p. 25-52. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4255837/mod_resource/content/1/debates_contemporaneos_educacao_sexualidade.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.