Oficina da Alegria: um relato de experiência sobre o trabalho com emoções na infância em tempos de pandemia
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência que narra a trajetória de parte de um projeto de extensão que objetivou, a partir do uso de ferramentas digitais, promover a saúde mental na infância por meio da concretização de oficinas das emoções, especificamente, da oficina da alegria, na modalidade remota, tendo em vista o contexto pandêmico. A atividade proposta foi mediada por três estagiárias e professora, realizada por meio da plataforma de reuniões Google Meet. Contou, ainda, com a participação de cinco crianças com faixa etária de 8 e 9 anos, inscritas pelos responsáveis por intermédio de formulário online disponibilizado pelos discentes por aplicativo WhatsApp. Visando estabelecer a interação e manter o caráter lúdico, o planejamento e a execução da oficina da alegria foi dividida em quatro etapas: a "mediação", o "filme Divertidamente", os "pequenos momentos de alegria" e a "confecção de cupons para dias tristes". Os resultados apontaram que, dentre outros aspectos, realizar oficinas sobre emoções, especialmente, a alegria, é possível de forma lúdica, interativa e compreensível à criança, na modalidade remota. Planejar e executar atividades que visem a interação entre as crianças; implementar avaliações antes e depois da oficina e incentivar outras intervenções na modalidade remota, são sugestões para projetos futuros elencadas a partir dos resultados deste trabalho.
Palavras-chave: Oficina das emoções; alegria; infância; saúde mental; estágio em psicologia.
Downloads
Referências
ARRUDA, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho. O ABC das emoções básicas: implementação e avaliação de duas sessões de um programa para promoção de competências emocionais. 2014. 143 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.3/3365. Acesso em: 27 nov. 2021.
CARVALHO, Clecilene Gomes de; JUNIOR, Dejanir José Campos ; SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de, Neurociência: Uma Abordagem Sobre as Emoções e o Processo de Aprendizagem, Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: <http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619>. Acesso em: 21 dez. 2021.
CASARIN, Sidnéia Tessmer; PORTO, Adrize Rutz. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações/Experience Report and Case Study: some considerations. Journal of Nursing and Health, v. 11, n. 4, 2021.
COSTA, Jefferson de Andrade; MACHADO, Dioleno de Carvalho. Pessoa; COSTA, Tatiana. de Andrade; ARAÚJO, Fabiana. da Cruz; NUNES, Jordânia Cardoso; COSTA, Hérica Tanhara Souza da. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 1, p. 80–95, 2021. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/9 . Acesso em: 22 jul. 2023.
CRUVINEL, Miriam.; BORUCHOVITCH, Evely. Regulação emocional em crianças com e sem sintomas de depressão. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 3, p. 219–226, 2011. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/epsic/a/PCghSbhqVMnQ93yVtzS7sxv/abstract/?lang=pt> Acesso em: 19 dez. 2021.
DAMÁSIO, A. R. E o Cérebro Criou o Homem. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020, v. 37. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dkxZ6QwHRPhZLsR3z8m7hvF/ >.Acesso em: 26 dez. 2021.
FORMIGA, Mariana Bandeira; GALDINO, Melyssa Kellyane Cavalcanti; VASCONCELOS, Selene Cordeiro. et al. Executive functions and emotion regulation in substance use disorder. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 236–244, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/VsbJXsVkbwxLSxZzYb5cczg/?lang=en>.
GROSS, JAMES J. Emotion regulation: Affective, cognitive, and social consequences. Psychophysiology, v. 39, n. 3, p. 281–291, 2002.
LEAL, Bárbara; RODRIGUES, Luciana Santos. Oficina das Emoções Teoria e Prática: um guia para psicólogos, pais e educadores. São Paulo: Apmc, 2020. 250 p.
LELORD, François; ANDRÉ, Christophe. A força das emoções. 1ª. ed. Cascais: Pergaminho, 2002. 324 p.
LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. F.. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, p. e200089, 2020.
LOURENÇO, Eliana Soraia Santos. A Importância das Emoções da Criança na Educação de Infância. 2021. 121 p. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/36178. Acesso em: 27 nov. 2021.
MARASCA, Aline Riboli et al. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. v. 37, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200085>. Acesso em: 26 dez. 2021.
MATOS, Marina da Silva de; BOROWSKI, Sílvia Batista Von. Vivências emocionais e estratégias de regulação emocional de psicólogos clínicos: um estudo qualitativo. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 10, n. 3, p. 160, 2019. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/download/32047/26649>. Acesso em: 20 dez. 2021.
MENDES, Marco Aurélio. Terapia focada nas emoções e processos de mudança em psicoterapia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 11, n. 2, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872015000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 dez. 2021
MOREIRA, Beatriz da Silva; CARDONA, Tamires Diniz; PEDROSA, Taís Campos; CRUZ, Fatima Maria Leite. Covid-19 e a saúde mental de crianças e adolescentes. REH - Revista Educação e Humanidades, v. III, n. 2, 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/10082/7345>. Acesso em: 03 Jan. 2022.
PALMEIRA, Lara.; PINTO, José Pinto; DINIS, Alexandra et al. O efeito mediador da regulação emocional na relação entre a expressividade emocional da família de origem e as reacções maternas à expressão de emoções positivas das crianças. Psychologica, v. 2, n. 52, 2010. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_18/512>. Acesso em: 27 dez. 2021.
PAVARINI, Gabriela; LOUREIRO; Carolina Piazzarollo; SOUZA, Débora de Holanda. Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 1, p. 135–143, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prc/a/yJMDvZkxkQmsbFNtfMfHRNj/abstract/?lang=pt> Acesso em: 21 dez. 2021.
PINTO, Hugo Miguel; CARVALHO, Ana Rita; SÁ, Eduardo Nunes. Os estilos educativos parentais e a regulação emocional: Estratégias de regulação e elaboração emocional das crianças em idade escolar. Análise Psicológica, v. 32, n. 4, p. 387–400, 6 dez. 2014.
Disponível em: < http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/844> Acesso em: 27 nov. 2021.
ROCHA, Lívia de Castro et al. Treino em Reconhecimento de Emoções. São Paulo: Manole, 2021. 256 p. (Psicologia e Neurociências).
SCHWARTZ, Fernanda Tabasnik; LOPES, Graziela Pereira ; VERONEZ, Lauren Frantz. A importância de nomear as emoções na infância: relato de experiência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 637–639, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/fvfXxhQpLRgGjwNQW4dMkfb/?stop=next&lang=pt&format=html> Acesso em: 27 dez. 2021.
SILVA, Carlos Alberto da. Estudo de competências emocionais e sua correlação com o auto-conceito. 2011. 90 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10284/2410>. Acesso em: 27 nov. 2021.
SILVA, Eliana ; FREIRE, Teresa. Regulação emocional em adolescentes e seus pais: Da psicopatologia ao funcionamento ótimo. Análise Psicológica, v. 32, n. 2, p. 187–198, 2014.Disponível em: <http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/746 > Acesso em: 21 dez. 2021.
SILVA, Jordana Vivian Cassiano da. Regulação Emocional e desempenho em leitura: análise de possíveis relações. 2017. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicopedagogia) - Faculdade de Psicopedagogia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16085/1/JVCS13062017.pdf>. Acesso em: 23 dez;. 2021.
SILVA, Ricardo Francelino da. As emoções e sentimentos na relação professor-aluno e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem contribuições da teoria de Henri Wallon. 2017. 162 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Sociedade) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Universidade Estadual Paulista, Assis, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150708/silva_rf_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y>. Acesso em: 27 dez.. 2021.
SOUZA, Elmara Pereira de, Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades, Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, p. 110–118, 2020.Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127>. Acesso em: 26 dez. 2021.