A presença/ausência de Paulo Freire na formação de professores: uma análise a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia no Brasil
Resumo
O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no período de julho de 2022 a agosto de 2023 que objetivou identificar, quantitativa e qualitativamente, a presença de Paulo Freire nas disciplinas do curso de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do País. A escolha reside na possibilidade de traçarmos um mapa abrangente da influência do pensamento do educador nos cursos de formação de professores, especificamente no curso de licenciatura em Pedagogia. Para alcançarmos nosso objetivo optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Foram analisados os projetos pedagógicos de cinco universidades públicas de diferentes regiões do país. Após o mapeamento e análise dos dados, foi possível identificar a presença das obras freireanas em todos PPCs, em diversas disciplinas, sendo a pedagogia da autonomia a mais citada.
Palavras-chave: Paulo Freire; Pedagogia; Formação; Projeto pedagógico de curso.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli E. D. A.; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. - Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17a. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GAMA, Mariane Nogueira da; MEDEIROS, Adriana Francisca de. As contribuições de Paulo Freire para a formação de professores: uma análise a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia da região Norte. In: FERREIRA, Jarliane da Silva; NEBOT, Carmen Pineda (org.). Educação de jovens e adultos com povos do campo, das águas e da floresta: territorialidades, políticas e práticas. Sao Paulo: Alexia, 2022. Cap. 18. p. 193-205.
GERMANO, José Willington. As quarenta horas de Angicos. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 18, n. 59, p. 391-395, ago. 1997. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301997000200009.
JESUS, Alaércio Moura Peixoto de; RAZERA, Júlio César Castilho. Paulo Freire em artigos sobre formação de professores na área brasileira de educação em ciências [1996-2018]: uma análise de citações. Investigações em Ensino de Ciências, [S.L.], v. 25, n. 3, p. 361, 26 dez. 2020. Investigacoes em Ensino de Ciencias (IENCI). http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p361.
KOHAN, Walter. Paulo Freire: Mais que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio,2019.
LIMA, P. G. Política educacional na perspectiva de Paulo Freire: desafios para os dias contemporâneos. Laplage em Revista Sorocaba, v. 1, n.1, jan./abr. 2015, p. 115-124.
TEDESCO, Anderson Luiz; LACERDA, Tiago Eurico (Orgs.). Curitiba: Editora Bagai, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.