A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PROCESSO DECISÓRIO: UM ENSAIO BASEADO NA TEORIA DA CONTABILIDADE MENTAL

Autores

  • Selma Velozo Fontes UFRRJ

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a influência do conhecimento financeiro no processo de tomada de decisão sob o aspecto da teoria da contabilidade mental. Apresenta um estudo bibliográfico sobre educação financeira e contabilidade mental como também uma pesquisa empírica realizada a fim de identificar o grau de conhecimento financeiro e a suscetibilidade aos efeitos do viés da contabilidade mental no processo decisório. Para a realização da pesquisa empírica foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado por meio de formulário on-line, com uso da ferramenta Google Formulários. A amostra utilizada neste estudo compreendeu um total de 93 alunos do curso de graduação em administração e o questionário foi aplicado entre os dias 11 e 17 do mês de outubro do ano de 2021. Sobre os resultados encontrados, pôde-se observar a influência do conhecimento financeiro no processo de tomada de decisão. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes têm conhecimento básico financeiro e mais de 58% organizam mentalmente suas ações. O viés da contabilidade mental representa um processo por meio do qual os indivíduos codificam, categorizam e avaliam suas ações financeiras e, apesar de muitas vezes não ser um processo explícito e percebido pelos próprios indivíduos, gera impacto nas suas decisões financeiras.

Biografia do Autor

Selma Velozo Fontes, UFRRJ

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenadora de Disciplina na UAB/CEDERJ. Possui Bacharelado em Administração e Contabilidade, Licenciatura em Matemática, Especialização em Finanças Corporativas, Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD, Especialização em Economia Comportamental, Mestrado em Gestão e Estratégia de Negócios e Doutorado em Ciências Empresariais e Sociais. 

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Publicado

2023-07-31