EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: DISCUTINDO A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS

Autores

  • Robson Andrade de Jesus
  • Maria José Nascimento Soares
  • Jailton de Jesus Costa

Resumo

Meio ambiente é um tema transversal e indispensável para a transformação e sensibilização ambiental dos estudantes, independente do componente curricular em nível básico. Nesse processo, a Matemática, enquanto área do conhecimento, tem um papel elementar por fornecer subsídios em possíveis soluções para a crise ambiental enfrentada pela humanidade. O objetivo desse artigo é analisar uma oficina pedagógica de Matemática realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa. Pode-se constatar alguns indicadores que potencializam a importância da construção de um Laboratório Sustentável de Matemática nessa escola que, para além do ensino de conteúdos matemáticos, às práxis nesse espaço podem incentivar discussões acerca do reaproveitamento de resíduos sólidos e na adoção de padrões de vida sustentáveis.

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Biografia do Autor

Robson Andrade de Jesus

Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Docente da UFS, lotado no Colégio de Aplicação. Estudante do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). 

Telefone: (79) 9 9843-3500

Maria José Nascimento Soares

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Docente Titular da UFS, lotada no Departamento de Educação. Docente permanente dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). 

Jailton de Jesus Costa

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Docente Associado III da UFS, lotado no Colégio de Aplicação. Docente permanente dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). 

Referências

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Publicado

2023-07-31