ÉTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Liliana Rodrigues Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Resumo

Esta será uma reflexão teórica sobre a dimensão ética na prática da recolha de dados e, é também, um questionamento ético das práticas da triangulação de dados e dos resultados da investigação. Para tal, recorri ao método hermenêutico e à revisão bibliográfica e documental para consolidar o trabalho que aqui apresento. Que documentos devem ser garantidos no processo do desenho do projeto de investigação? Que dimensão tem o consentimento informado e como preservar o anonimato e confidencialidade dos dados? São essas e outras questões que procurei aqui responder de forma reflexiva com aqueles que compreendem que não há ciência sem ética, nem ética sem consciência.

Biografia do Autor

Liliana Rodrigues , Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Atua como Professora  Dra. Associada com Agregação na Universidade da Madeira, Portugal. Lecionou, como convidada, em universidades espanholas, no Brasil e na Lituânia. Foi deputada no Parlamento Europeu entre 2014-2019. Doutorada e Mestre em Educação e licenciada em Filosofia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do CIE-UMa/FCT.  Preside a Faculdade de Ciências Sociais, Presidente da Comissão de Ética e foi Coordenadora Científica de Educação. Atualmente é Diretora dos Cursos do doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica, mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário e Licenciatura em Ciências da Educação.

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Publicado

2023-07-31