LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS (BRASIL)

Autores

  • Bárbara Samanta Almeida Pereira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jean Michel dos Santos Menezes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Na sociedade atual, os professores devem estar preparados para entender as mudanças que vão surgindo nas demandas sociais, de modo a adequar suas práticas às necessidades dos alunos. Nesse sentido a contextualização favorece o estudo de contextos sociais relacionados a diferentes aspectos, com fundamentos em conhecimentos referentes à ciência, a fim de promover a formação de alunos críticos e inventivos. Sendo o Livro Didático (LD) um dos recursos mais utilizados pelos professores, com grande influência na sua prática docente, objetivou-se compreender as percepções de professores da Educação Básica de um município do Amazonas acerca da contextualização em sala de aula e o uso do LD de Química. Participaram da pesquisa 10 docentes de Química, que responderam a um questionário e uma entrevista. Foi possível perceber que o LD é o principal recurso utilizado, porém os professores recorrem a outros meios para complementação, como vídeos e sites/blogs. Para eles contextualizar é aplicar a teoria nas práticas cotidianas dos alunos com exemplificação. O LD os auxilia trazendo imagens e exemplos, porém é eles fazem adaptações para abranger o contexto regional.

Palavras-chave: Livro Didático; Contextualização; Ensino de Química.

Biografia do Autor

Bárbara Samanta Almeida Pereira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, Instituto de Ciências e Tecnologia (ICET) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Itacoatiara.

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Itacoatiara. Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFAM, na linha de pesquisa Ensino de Química

Downloads

Publicado

2022-01-01