ANALISE DA PARTICIPAÇÃO DE HABITANTES DE HUMAITÁ-AM (BRASIL) EM SESSÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Valber Passos de Freitas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • José Roberto Gomes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A sessão ordinária legislativa é um meio democrático de participação importantíssimo para os cidadãos praticarem os seus direitos e deveres numa sociedade democrática. A Câmara Municipal de Humaitá-AM possibilita aos cidadãos a participação das reuniões ordinárias toda as terças-feiras pela sua página no Facebook e possibilita também que a sociedade de humaitaense tenha uma participação ativa através do meio de interação por mensagens de texto com a sua página no Facebook, por essa ferramenta o cidadão pode realizar fiscalização, críticas e dar opinião sobre os assuntos debatidos na sessão. A participação do cidadão humaitaense nas sessões ordinárias é crucial para o desenvolvimento e construção de uma comunidade mais interessada e ativa aos serviços públicos que as interessam, como acesso de qualidade a saúde, educação e segurança. Todos esses serviços são debatidos, aprovados ou negados nas reuniões ordinárias realizadas pelos seus representantes no plenário da câmara. Partindo desse pressuposto buscou-se: analisar a participação dos habitantes de Humaitá-AM nas sessões ordinárias da Câmara Municipal.

Palavras-chave: Sessão ordinária; Participação da população; casa Legislativa

Biografia do Autor

Valber Passos de Freitas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduando em Ciências Matemática e Física pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente na Universidade Federal do Amazonas – Campus Humaitá-AM.

José Roberto Gomes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2016); Especialização em Psicopedagogia (2013); Graduação em Filosofia (2011); Bacharel em Teologia (2012). Formação em fundamentos na psicanálise (2021). Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas -Campus Humaitá; Atua na área de Filosofia e Legislação do Ensino Básico. Pesquisa a filosofia de Merleau-Ponty. Participa do grupo de pesquisa da Filosofia da Percepção (UFPB). Participa do grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia ARANDU. Leciona nas disciplinas de Filosofia e Legislação do Ensino Básico.

Downloads

Publicado

2022-01-01