VERDADE, ARTE E ORIGEM NA ONTOLOGIA FUNDAMENTAL DE MARTIN HEIDEGGER

Autores

  • Bruno José do Nascimento Oliveira Universidade Estadual do Piauí

Resumo

Neste artigo discutimos a relação entre verdade e arte no pensamento de Heidegger, a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936). Heidegger ao tratar da questão do fenômeno da arte, argumenta que toda discussão acerca da verdade e da arte compõe um discursão acerca da ontologia do ser que permeia e inaugura uma ontologia da obra de arte, ou seja, o problema da verdade na arte se faz na busca pelo sentido do ser. Tal horizonte ontológico indica que a arte refazer o caminho para uma nova compreensão de verdade, de arte e da própria origem da obra de arte e do ser enquanto tal. Sendo assim, a arte nos retira do modo comum de existência e nos encaminha para um novo habitar do mundo humano, o habitar da poesia, da verdade e da arte. Por isso, neste artigo discutimos novas possibilidades de compreender a formação da arte enquanto criadora da verdade.
Palavras-chave: Verdade. Arte. Heidegger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Oliveira, B. J. do N. (2022). VERDADE, ARTE E ORIGEM NA ONTOLOGIA FUNDAMENTAL DE MARTIN HEIDEGGER. PRISMA - Revista De Filosofia, 3(2), p. 98 – 115. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/9340

Edição

Seção

Filosofia e suas áreas de pesquisa