ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Pedro Secundino de Souza Maciel Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC-AM

Resumo

O presente artigo se propõe reflexivo e analítico e objetiva apresentar reflexões sobre vivências formativas junto ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas e sobre a finalidade do ensino da filosofia no ensino médio. Por um lado, a vivência formativa do autor junto a Universidade Federal do Amazonas será referência para refletir sobre o papel do Departamento de Filosofia na formação de profissionais da filosofia. Por outro lado, a análise de alguns documentos fundamentais que regulamentam a educação brasileira e a contribuição do pensamento de Hannah Arendt constituirão ponto de partida para problematizar e pensar a função e a finalidade do ensino de filosofia na educação básica brasileira no presente.

 

Palavras-chave: formação; ensino de filosofia; experiência; pensar reflexivo; Hannah Arendt.

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

Maciel, P. S. de S. (2021). ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DA EXPERIÊNCIA. PRISMA - Revista De Filosofia, 3(1), 63–80. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/9325

Edição

Seção

Formação Docente em Filosofia