A FILOSOFIA NA ESCOLA: REFLEXÕES FOUCAULTIANAS

Autores

  • Nelson Matos de Noronha

Resumo

O artigo pretende expor os resultados da pesquisa desenvolvida durante o estágio de pós-doutoramento do autor na PUCPR. Sob uma ótica foucaultiana, fez-se a análise das novas condições institucionais do ensino de filosofia estabelecidas pela reforma educacional pela qual se instituiu a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC). Destacam-se as análises do discurso em defesa da liberdade de escolha e do empreendedorismo que se tornaram centrais na justificativa da referida reforma. Em conclusão, discute-se o Estado Democrático de Direito como condição indispensável ao ensino de filosofia.

Palavras-Chaves: BNCC; Ensino de Filosofia; Foucault; Empreendedorismo; Estado Democrático de Direito.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Matos de Noronha, N. (2021). A FILOSOFIA NA ESCOLA: REFLEXÕES FOUCAULTIANAS. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(2), 135–150. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8604