A CARTA SOBRE A FELICIDADE: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO A PARTIR DO EPICURISMO
Resumo
Esse artigo integra parte de pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo é compreender os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma pode ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas durante as aulas de Filosofia no Ensino Médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível propor relações pertinentes e sua contribuição para o ensino de Filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade como um recurso didático, pretende-se: 1) averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar nos alunos o interesse pela Filosofia; 2) se ela pode ajudar a superar as dificuldades na leitura e estimular a produção de textos; e 3) se o corpus epicurista pode orientar nas diretrizes para os jovens dialogarem sobre possíveis soluções para os problemas biopsicossociais (estresse, depressão, ansiedade, suicídio entre outros) da atualidade.
Palavras-chave: Ética epicurista; Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Metodologia de ensino; Recurso didático.