EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-FILOSÓFICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) – SUBPROJETO FILOSOFIA
Resumo
No presente artigo buscamos unir nossos saberes e reflexões adquiridos durante o Programa Residência Pedagógicos (PRP) – Subprojeto Filosofia, com uma experiência didático-filosófica em uma Escola Estadual de Manaus. O artigo traz elementos importantes do PRP, da escola-campo, da regência em sala de aula, assim como do entendimento filosófico sobre educação. Discutimos sobre a nossa vivência na escola-campo, as dificuldades e oportunidades do(a) educador(a) diante dos desafios da educação pública, sempre com uma visão crítica à pedagogia conservadora e verticalizada; destacamos elementos aplicados na experiencia para tentar superar algumas limitações. O artigo trata da nossa práxis, das vivências aliadas à formação teórica, sempre baseada em nossas referências bibliográficas.
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Residência Pedagógica; Didática; Educador.