ENTRE A DOMINAÇÃO E A LIBERDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO ESCOLAR DE FILOSOFIA

Autores

  • Adriano Furtado de Oliveira SEDUC

Resumo

Ao situar a problemática a partir da trajetória pessoal, o presente artigo traz reflexões acerca da história da escola e da pedagogia, da relação entre escola e bullying, e da possibilidade de um ensino para a liberdade, a começar pela proteção dos estudantes das tendências autoritárias, presentes nas escolas desde suas origens históricas. Em seguida, define-se um caminho próprio para o ensino de filosofia que preze pela criação de um espaço seguro e estimulante para as elaborações dos estudantes, como sujeitos do seu aprendizado, até chegar aos princípios voltados para a relação professor-estudante, terminando com a descrição de como tais princípios foram aplicados no início do ano escolar, por um curto período, antes que as aulas fossem interrompidas por causa da pandemia de Covid-19.

 Palavras-chave: autoritarismo; bullying; cidadania; escola; liberdade.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Furtado de Oliveira, A. (2021). ENTRE A DOMINAÇÃO E A LIBERDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO ESCOLAR DE FILOSOFIA. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(2), 78–98. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8579