O PANÓPTICO VIRTUAL E O DIÁRIO DIGITAL: UMA REFLEXÃO FOUCAULTIANA SOBRE PLATAFORMAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO NO AMAZONAS
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a plataforma Diário Digital segundo os princípios do panóptico virtual. Para tanto, é feita a reflexão sobre a relação entre a sociedade disciplinar e a instituição escolar. Em seguida é analisado o conceito de panóptico virtual fundamentando pelo pensamento do filósofo Michel Foucault. Por fim, investigamos a estrutura e os principais desafios apresentados pela plataforma digital à luz do panóptico virtual. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela pesquisa bibliográfica tendo como principal obra norteadora Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), de Michel Foucault. Como resultado, é exposto que, o Diário Digital apresenta, desde sua criação, problemas pontuais em relação a sua utilização pelo professor, além de limitar a liberdade do corpo docente em relação à escolha dos conteúdos que serão lecionados no ano letivo, sugerindo indícios de um panóptico virtual.
Palavras - chave: sociedade disciplinar; panóptico virtual; Diário Digital.