AS CONTRIBUIÇÕES DOS EVENTOS PROMOVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/UFAM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo apresenta as contribuições dos eventos para a formação de professores de filosofia, que ocorreram na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, no período de 2011 a 2020. A exposição da descrição, as reflexões, as análises, os resultados e os impactos mostraram que os eventos contribuíram de forma significativa e relevante para a formação dos professores de filosofia porque proporcionaram debates e encaminhamentos qualificados na perspectiva de assegurar e ampliar ações voltadas à formação docente para o ensino de filosofia. Assim, no escopo dos eventos foi possível elaborar subsídios para a formação dos professores de filosofia, relatar experiências profícuas de vivências com o ensino de filosofia sustentadas pela indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, e a realização de debates que coadunam com o discurso defendido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), cujas ações buscam garantir o espaço da filosofia no cenário da educação nacional e o espaço de reflexão sobre o ensino de filosofia na formação inicial e na pós-graduação.
Palavras-chave: ensino de filosofia; eventos de filosofia; formação de professor; relatos de experiência; ensino médio.