PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA COM A PRÁXIS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA NO PRP FILOSOFIA

Autores

  • Thalison Ramon Fernandes Lima UFAM
  • José Belizario Neto UFAM/DOCENTE

Resumo

No presente artigo refletimos sobre a nossa vivência no Programa Residência Pedagógica (PRP) – Subprojeto Filosofia. No escopo desta reflexão, debatemos sobre os caminhos para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Também abordamos sobre a importância da utilização de metodologias filosóficas capazes de tornar a Filosofia acessível aos não iniciados neste saber, que até pouco tempo era reservado a uma elite escolar. Para que os jovens tenham acesso aos conhecimentos filosóficos, faz-se necessário que o Ensino de Filosofia seja desenvolvido como um problema filosófico e norteado pelo exercício da democracia. Neste contexto, é necessário que os professores de Filosofia tenham a sensibilidade de conhecer o contexto social no qual os alunos estão inseridos. Tal sensibilização somente será possível quando a formação de professores for norteada pelo exercício de uma práxis que equilibra a reflexão filosófica com a complexidade da realidade escolar (perspectivando levar a Filosofia a fazer sentido na vida dos estudantes).

Palavras-chave: ensino de filosofia; filosofar; problema filosófico; democracia; formação de professor.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Lima, T. R. F. . ., & Neto, J. B. (2020). PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA COM A PRÁXIS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA NO PRP FILOSOFIA. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(1), 74–92. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8303