PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA COM A PRÁXIS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA NO PRP FILOSOFIA
Resumo
No presente artigo refletimos sobre a nossa vivência no Programa Residência Pedagógica (PRP) – Subprojeto Filosofia. No escopo desta reflexão, debatemos sobre os caminhos para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Também abordamos sobre a importância da utilização de metodologias filosóficas capazes de tornar a Filosofia acessível aos não iniciados neste saber, que até pouco tempo era reservado a uma elite escolar. Para que os jovens tenham acesso aos conhecimentos filosóficos, faz-se necessário que o Ensino de Filosofia seja desenvolvido como um problema filosófico e norteado pelo exercício da democracia. Neste contexto, é necessário que os professores de Filosofia tenham a sensibilidade de conhecer o contexto social no qual os alunos estão inseridos. Tal sensibilização somente será possível quando a formação de professores for norteada pelo exercício de uma práxis que equilibra a reflexão filosófica com a complexidade da realidade escolar (perspectivando levar a Filosofia a fazer sentido na vida dos estudantes).
Palavras-chave: ensino de filosofia; filosofar; problema filosófico; democracia; formação de professor.