RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FILOSOFIA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO COM O "DE MAGISTRO" DE TOMÁS DE AQUINO

Autores

  • Noemi Soares de Oliveira UFAM/DISCENTE
  • Dayana Bezerra de Souza UFAM/DISCENTE
  • José Belizario Neto UFAM/DOCENTE

Resumo

Este artigo se propôs trabalhar o texto De Magistro de Tomás de Aquino em conexão com alguns aspectos filosófico-educacionais. Inicialmente, faremos uma espécie de resumo da obra em tela, tentando mostrar suas perspectivas de ensino e as adequações na relação entre professor e estudante. Posteriormente, apresentaremos uma possível aproximação da obra de Aquino com a atualidade. Finalmente, buscaremos demonstrar uma aproximação entre teoria e prática na sala de aula, com um breve relato de experiência de algumas vivências nas atividades do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Filosofia – PRP Filosofia, em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Manaus. Neste último ponto, estabeleceremos um presumível diálogo entre a proposta de vivência no PRP Filosofia e a proposta filosófico-educacional de Tomás de Aquino e alguns autores da atualidade.

Palavras-chave: De Magistro, autonomia, estudante, ensino.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Oliveira , N. S. de ., Souza , D. B. de ., & Neto , J. B. . (2020). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FILOSOFIA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO COM O "DE MAGISTRO" DE TOMÁS DE AQUINO. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(1), 40–59. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8287