A IDEIA DE FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO NO LIVRO IV DO TRATADO A DOUTRINA CRISTÃ, DE AGOSTINHO DE HIPONA
Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre a ideia de formação humana e ensino, presentes no livro IV do tratado A Doutrina Cristã, escrito por Agostinho de Hipona (354-430). A fonte utilizada está dividida em quatro livros e escolhemos o último intitulado ‘Sobre a maneira de ensinar a doutrina’ no qual o autor trata sobre: os princípios fundamentais da arte da oratória, o estudo da oratória nos textos sagrados, estilos de oratória e regras de eloquência. Este estudo é de caráter bibliográfico e cumpre-se observar que a base teórica é a discussão a respeito da história social e longa duração. Nossa hipótese é que Agostinho, ao trazer o modelo de um mestre sacro, ou seja, um mestre sábio e eloquente, contribuiu para termos uma tipologia daquilo que pode ser um educador. Consideramos que há um modelo de formação humana nos escritos agostinianos que contribuiu para a formação do orador cristão medieval e serve de exemplo para o educador contemporâneo.
Palavras-chave: História da Educação; medievo; ensino.