A IDEIA DE FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO NO LIVRO IV DO TRATADO A DOUTRINA CRISTÃ, DE AGOSTINHO DE HIPONA

Autores

  • Ester Emerick Nascimento
  • Paula Mayara Gonçalves da Rocha UERN
  • Terezinha Oliveira UERN

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre a ideia de formação humana e ensino, presentes no livro IV do tratado A Doutrina Cristã, escrito por Agostinho de Hipona (354-430). A fonte utilizada está dividida em quatro livros e escolhemos o último intitulado ‘Sobre a maneira de ensinar a doutrina’ no qual o autor trata sobre: os princípios fundamentais da arte da oratória, o estudo da oratória nos textos sagrados, estilos de oratória e regras de eloquência. Este estudo é de caráter bibliográfico e cumpre-se observar que a base teórica é a discussão a respeito da história social e longa duração. Nossa hipótese é que Agostinho, ao trazer o modelo de um mestre sacro, ou seja, um mestre sábio e eloquente, contribuiu para termos uma tipologia daquilo que pode ser um educador. Consideramos que há um modelo de formação humana nos escritos agostinianos que contribuiu para a formação do orador cristão medieval e serve de exemplo para o educador contemporâneo.

Palavras-chave: História da Educação; medievo; ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Nascimento, E. E. ., Rocha, P. M. G. da ., & Oliveira, T. (2024). A IDEIA DE FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO NO LIVRO IV DO TRATADO A DOUTRINA CRISTÃ, DE AGOSTINHO DE HIPONA. PRISMA - Revista De Filosofia, 6(Especial), 115–125. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/17334