ABORDANDO O SENSO COMUM E A CIÊNCIA NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente artigo tem como objeto refletir acerca da relação entre senso comum e ciência tal como fora trabalhada nas aulas de filosofia para o ensino médio em preparação à Feira de Ciências, indagando, enquanto problema de pesquisa, as diferentes percepções que os estudantes têm a respeito do senso comum e da ciência. Trata-se de observar a relação entre senso comum e ciência não como uma relação excludente, mas sim de existência de elementos comuns que se aperfeiçoam, se refinam. Nossa hipótese inclina-se pelo reconhecimento da importância do senso comum enquanto depositário da sabedoria popular e de experiências, bem como de sua relevância para o conhecimento científico apresentado aos estudantes através do caso dos Profetas da Chuva e suas previsões, dialogando com os meteorologistas. No tocante ao método, como decorre do exposto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: senso comum; ciência; sabedoria popular; ensino de filosofia.