ABORDANDO O SENSO COMUM E A CIÊNCIA NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Márcia Araújo da Costa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José Carlos Silva de Almeida Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo tem como objeto refletir acerca da relação entre senso comum e ciência tal como fora trabalhada nas aulas de filosofia para o ensino médio em preparação à Feira de Ciências, indagando, enquanto problema de pesquisa, as diferentes percepções que os estudantes têm a respeito do senso comum e da ciência. Trata-se de observar a relação entre senso comum e ciência não como uma relação excludente, mas sim de existência de elementos comuns que se aperfeiçoam, se refinam. Nossa hipótese inclina-se pelo reconhecimento da importância do senso comum enquanto depositário da sabedoria popular e de experiências, bem como de sua relevância para o conhecimento científico apresentado aos estudantes através do caso dos Profetas da Chuva e suas previsões, dialogando com os meteorologistas. No tocante ao método, como decorre do exposto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: senso comum; ciência; sabedoria popular; ensino de filosofia.

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Publicado

2024-12-15

Como Citar

Araújo da Costa, M., & Silva de Almeida, J. C. (2024). ABORDANDO O SENSO COMUM E A CIÊNCIA NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. PRISMA - Revista De Filosofia, 6(2), 128–145. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/15722