INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE ANÁLISE DE TEXTOS FILOSÓFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Resumo
O presente texto tem como objetivo relatar uma experiência de ensino realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica de Filosofia, em uma Escola Estadual de Tempo Integral – EETI, na cidade de Manaus – Am. A prática de ensino a ser abordada versa sobre a aplicação de um projeto de ensino, cujo objetivo era introduzir a análise de textos filosóficos para alunos do 3° ano, utilizando o conceito de “eterno retorno” de Nietzsche. A experiência foi dividida em duas partes: uma expositiva, abordando elementos pré-textuais, e uma prática, quando os alunos tiveram contato com um pequeno trecho da obra Gaia Ciência e um diálogo de Assim Falou Zaratustra. O relato aborda a concepção do projeto, a seleção do tema, a preparação do conteúdo, a aplicação prática em sala de aula e a discussão sobre a experiência. Os resultados indicam que a abordagem adotada foi eficaz na promoção do engajamento dos alunos e na compreensão dos textos filosóficos.
Palavras-chave: ensino de filosofia; eterno retorno; Nietzsche; leitura filosófica.
Abstract
The present text aims to report a teaching experience carried out within the scope of the Philosophy Pedagogical Residency Program, in a Full-Time Public School, in the city of Manaus – AM. The teaching practice covered is about the application of a teaching project, whose objective was to introduce the analysis of philosophical texts to 3rd year students, using Nietzsche's concept of “eternal return”. The experience was divided into two parts: an expository one, covering pre-textual elements, and a practical one, in which the students had contact with a small excerpt from the work Gaia Ciência and a dialogue from Assim Falou Zarathustra. The report addresses the project conception, theme selection, content preparation, practical application in the classroom and discussion about the experience. The results indicate that the approach adopted was effective in promoting student engagement and understanding of philosophical texts.
Keywords: teaching philosophy; eternal return; Nietzsche; philosophical reading.