A VEZ DA INTUIÇÃO: NOTAS SOBRE A FILOSOFIA BERGSONIANA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Bárbara Romeika Rodrigues Marques UFJF / CEFET-RJ

Resumo

A proposta textual busca discutir, a partir da filosofia de Henri Bergson, o conceito de intuição, na relação com a duração, com vistas a afirmar o sentido da educação como elo entre ser e mundo. Da crítica à instrumentalização do conhecimento, destaca a composição entre intuição e inteligência na experiência escolar para, então, reafirmar a singularidade da atitude educativa. Com o objetivo de contrapor o domínio utilitário dos discursos educacionais, propõe dar a ver elementos que possam intensificar a tríade sentir, pensar, agir, no contexto escolar.
Palavras-chave: intuição; educação escolar; Henri Bergson; duração.

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Publicado

2024-01-27

Como Citar

Rodrigues Marques, B. R. (2024). A VEZ DA INTUIÇÃO: NOTAS SOBRE A FILOSOFIA BERGSONIANA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR. PRISMA - Revista De Filosofia, 5(2), 42–55. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/12519