A ATENÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO DA TEORIA CRÍTICA: EM DEFESA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Rafael Lopes Batista Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Mestrando
  • Marsiel Pacífico

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise e reflexão a abordagem interdisciplinar que o filósofo Christoph Türcke lança mão para compreender o fenômeno da atenção nos seres humanos. A partir disso, pretendemos defender e atualizar o princípio de interdisciplinaridade que caracteriza o trabalho dos pensadores da chamada Escola de Frankfurt. O texto está organizado em três seções: de início, apresentamos a problemática da atenção e buscamos fundamentar que historicamente a aproximação da filosofia com outras áreas das ciências especializadas é uma necessidade teórico-metodológica, presente já em Theodor Adorno e Max Horkheimer. Na segunda seção fazemos alguns apontamentos mais específicos a respeito da filosofia de Türcke, explicitando assim a maneira pela qual o filósofo conecta fisiologia e teologia, neurociência e sociedade. Nesta parte fica claro o caráter interdisciplinar de suas ideias, especialmente sua apropriação do conhecimento neurocientífico, o qual embasa sua teoria da cultura e da sociedade. Por fim, na terceira e última seção, ainda na esteira do pensamento de Türcke, abordamos como nas sociedades da tecnologia digital é necessário seguir trabalhando interdisciplinarmente, não só para fazer coro à história da Teoria Crítica, mas sim porque os problemas e desafios atuais, tal como o atrofiamento da atenção, exigem tal esforço.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; atenção; Teoria Crítica; Christoph Türcke.

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Biografia do Autor

Marsiel Pacífico

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

Lopes Batista, R., & Pacífico , M. (2023). A ATENÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO DA TEORIA CRÍTICA: EM DEFESA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PRISMA - Revista De Filosofia, 5(1), 98–116. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/12154